Quando foram lançados no mercado brasileiro, os motores que aceitam tanto gasolina quanto etanol fizeram sucesso imediato. No início a possibilidade de usar o combustível mais barato fez com que muitos motoristas trocassem seus carros com motor comum por versões equipadas com o sistema flex. Mudou não só a forma de abastecer, mas também o sistema eletrônico de injeção, o tipo de lubrificante na troca de óleo e muitas outras situações.
O grande problema é que além do alto consumo dos motores dual-combustível, o mercado reagiu à investida das montadoras e elevou bruscamente o preço do etanol, até então vantajoso em relação à gasolina. Só que esses problemas não chegaram a esfriar o mercado e hoje, os motores que suportam apenas um único combustível estão caindo em desuso, lançamento após lançamento.
O porquê do alto consumo
Mesmo com uma incrível ajuda eletrônica que tenta compensar, na injeção e na sonda lambada, as diferenças significativas entre os dois combustíveis, ainda há sérios problemas para resolver o abismo entre o tipo de queima de cada combustível. A taxa de compressão deve ser definida para que ambos tenham bom rendimento e assim, há um comprometimento na questão de consumo.
O que poderia ser funcional para suprir essa questão seria a implantação de turbinas para compensar essa diferença. A admissão seria feita com mais ar e assim diminuindo a diferença entre os dois tipos de combustível. O grande problema é que esse sistema ainda tem um custo bastante elevado para carros populares.
Só que isso mostra que algumas implementações são interessantes e devem ser feitas o quanto antes para que haja nas ruas a melhor tecnologia a serviço dos clientes. Por exemplo, os pneus run-flat são muito mais funcionais e diversas situações e deveria ser instalados em linhas de produção.
O que esperar dos motores flex
Já que não há muita escolha, o ideal é sempre estar com o cálculo de qual combustível vale a pena abastecer o carro na mente. O ideal é estar sempre com o carro com a manutenção realizada e com as peças novas. Evite exigir demais desse tipo de motor, é a melhor forma de economizar o combustível.