Saiba como funcionam as molas do carro

Dinamicar Pneus

As molas são um dos componentes do sistema de suspensão do veículo, assim como os amortecedores. O funcionamento das molas são ativados a partir do momento de sua instalação, quando sustentam o peso da carroceria do automóvel.

As molas vão ajustando-se de acordo com a carga transportada e além disso, elas absorvem as irregularidades do terreno, controlam a altura do veículo e influenciam no equilíbrio da suspensão. Quando as molas apresentam desgaste acentuado, pode-se observar impactos constantes na suspensão, desgaste acelerado dos pneus, amortecedores e batentes.

Funcionamento:

As molas absorvem todas as oscilações e desníveis da pista. Dessa forma, uma lombada causa a contração da mola, assim como um buraco ocasiona sua extensão. Em quaisquer dessas situações, as molas absorvem energia, que é controlada pelo amortecedor, o que ameniza os movimentos de retorno da mola para a posição original. Portanto, a função das molas é absorver grande parte dos movimentos recebidos pela suspensão. Um bom funcionamento das molas, desse modo, garante conforto, estabilidade e segurança para você e seu veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *