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    Melhores e piores estradas do país

    Anualmente, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulga quais são as melhores e piores estradas do país. São levados em consideração quesitos como número de acidentes, número de roubos, sinalização e pavimentação.

    Na hora de viajar, seja a lazer ou trabalho, saber as condições da rodovia que vai encarar é uma das informações que um motorista prudente deve buscar levantar.

    O Brasil tem uma enorme extensão territorial. São estados e cidade ligados por quilômetros e mais quilômetros de rodovias. As estradas nacionais vivem “entre o céu e o inferno”, pois enquanto umas apresentam boas ou ótimas condições de segurança, outras estão de regular para baixo. É o caso da Rodovia Fernão Dias (BR-381): parte dela foi apelidada de “Rodovia da Morte”, enquanto outra parte é tida como a melhor do estado mineiro.

    As ligações rodoviárias do país estão divididas entre concessões privadas e administração pública.
    Melhores estradas do Brasil
    Listamos as 10 melhores estradas do Brasil para você conferir.

    São Paulo-Limeira (SP): SP-310/BR-364, SP-348. – A SP-348 é muito conhecida como a Rodovia dos Bandeirantes.
    Bauru-Itirapina (SP): SP-225/BR-369.
    São Paulo (SP) – Uberaba (MG): BR-050, SP-330/BR-050.
    São Paulo-Taubaté (SP): SP-070.
    Barretos-Bueno de Andrade (SP): SP-326/BR-364
    Ribeirão Preto-Borborema (SP): SP-330/BR-050, SP-333
    São Paulo-Itaí-Espírito Santo do Turvo (SP): SP-255, SP-318, SP-334,
    SP-345.
    Araraquara-São Carlos-Franca-Itirapuã (SP): SP-255, SP-318, SP-334, SP-345.
    Tietê-Jundiaí (SP): SP-300.
    Catanduva-Taquaritinga-Ribeirão Preto (SP): SP-322, SP-322/BR-265, SP-323, SP-330/BR-050, SP-351.

    Todas as 10 melhores estradas têm pelo menos 80% de sua extensão formada por trechos da iniciativa privada, e foram classificadas como ótimas.
    Piores estradas do Brasil

    Natividade (TO) – Barreiras (BA): BA-460, BA-460/BR-242, TO-040, TO-280.
    Jataí-Piranhas (GO): BR-158.
    Marabá-Dom Eliseu (PA): BR-222.
    Rio Verde-Iporá (GO): GO-174.
    São Vicente do Sul-Santana do Livramento (RS): BR-158, RS-241, RS-640.
    Teresina (PI)-Barreiras (BA): BR-020, BR-135, BR-235, BR-343, PI-140, PI-141/BR-324, PI-361.
    Brasília (DF) – Palmas (TO): BR-010, DF-345/BR-010, GO-118, GO-118/BR-010, TO-010, TO-050, TO-050/BR-010, TO-342.
    Marabá (PA) – Wanderlândia (TO): BR-153, BR-230, PA-153/BR-153.
    Barracão-Cascavel (PR): BR-163, PR-163/BR-163, PR-182/BR-163, PR-582/BR-163.
    Belém (PA) – Guaraí (TO): BR-222, PA-150, PA-151, PA-252, PA-287, PA-447, PA-475, PA-483, TO-336.

    Essas rodovias estão classificadas como regulares e ruins.

    A CNT aponta que as estradas em piores condições, classificadas como ruins ou péssimas, estão na região Norte do país. As estradas da região Sudeste tiveram as melhores avaliações. O destaque positivo vai para São Paulo, com 78,4% de suas rodovias consideradas boas ou ótimas.

    No estado do Rio de Janeiro, 44,24% das estradas foram classificadas como boas, 23,22% como regulares, 16,78% como ótimas, 8,98% ruins e 6,78% péssimas.
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