Manutenção preventiva e a conservação de carros antigos

Enviado por Comandante em 25 de Janeiro de 2021
25 de Janeiro de 2021
Manutenção preventiva e conservação de carros antigos | DINAMICAR PNEUS

Os clássicos carros antigos são a paixão de muitas pessoas. Há aquelas que são colecionadoras e têm alguns deles para ficarem somente na garagem e existem as que possuem esses modelos de automóveis para utilizar de vez em quando. Independente da finalidade pela qual alguém os tem, é fundamental manter a prática de realizar a manutenção preventiva. Por isso, se você possui ou deseja adquirir um automóvel antigo, confira neste texto alguns cuidados que precisa tomar!

Como deve ser a manutenção preventiva de carros antigos?

Todos os veículos precisam ser revisados com frequência para ter um bom funcionamento. Porém, no caso dos carros antigos, a atenção dos motoristas com a manutenção preventiva deve ser redobrada. Afinal, eles possuem algumas peças e sistemas diferentes dos automóveis que são fabricados atualmente. Um exemplo disso é a parte elétrica, que é bem simples nos antigos e complexa nos mais modernos. Por causa dessas diferenças e para que você mantenha o seu carro antigo em ótimo estado, iremos dar dicas de cuidados abaixo!

1. Revise o carburador frequentemente

Carros novos não possuem carburador, mas os antigos sim. É muito importante revisá-lo a cada 90 dias, pois ele é essencial para o bom funcionamento desses modelos de veículos. Assim, é possível evitar problemas no motor.

2. Tenha cuidado com a bateria

Colecionadores de carros antigos precisam ter uma atenção maior com a bateria. Isso porque esses veículos costumam passar a maior parte do tempo parados na garagem. Quando um automóvel não roda muito, pode ter a sua bateria comprometida. Por isso, o proprietário precisa utilizá-lo 1 vez por semana, no mínimo, e andar um pouco com ele. Caso prefira que ele mantenha-se guardado, deve desconectar os cabos da bateria sempre que o carro ficar mais de 2 semanas desligado. Além disso, a troca da peça é fundamental sempre que necessário

3. Troque o óleo regularmente

Outro prejuízo que pode ocorrer quando o veículo fica sem uso por muito tempo é a falta de lubrificação nas peças. Isso acontece porque o óleo fica parado no carter, enquanto deveria estar nas peças. Por isso, é necessário ligar o motor semanalmente e mantê-lo funcionando por alguns minutos para que os itens sejam devidamente lubrificados. Além disso, é importante trocar o óleo do motor com frequência.

4. Calibre e troque os pneus

É essencial observar os pneus sempre. Quando estiverem baixos, deve-se calibrá-los, mesmo que o proprietário do veículo antigo não vá rodar com ele. Mantê-los murchos pode deformar a parte de metal interna. Além disso, por mais que não ande muito com o automóvel, o dono deve estar atento ao prazo de validade, que fica na lateral dos itens. Caso já estejam fora desse tempo estipulado, devem ser trocados.

Manutenção preventiva é na Dinamicar

Sendo um carro novo ou antigo, é fundamental que o proprietário faça a manutenção preventiva regularmente, mesmo que não rode muito com ele. Para isso, conte com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Fazemos troca de bateria, pneus e do óleo do motor. Não deixe de cuidar do seu veículo! Vá em uma de nossas 9 lojas e seja atendido por profissionais qualificados!

Categorias