Foi-se o tempo em que aquele ajuste mágico no carburador resolvia metade dos problemas de um carro. Só quem teve carros como Fusca, Brasília e outros modelos clássicos, sabe que isso garantia funcionamento e economia de combustível. A grande questão é que essa tecnologia ficou ultrapassada e a eficiência também. A injeção eletrônica, apesar de muito mais complexa, requer muito menos manutenção. Entretanto, é preciso cumprir sempre aquelas revisões que ajudam a manter o equipamento em dia.
Sensores podem ser testados
Um dos maiores ganhos que a injeção tem, frente ao carburador, é a quantidade de sensores que melhoram o desempenho e reduzem o gasto de combustível. É graças a esses aparelhos é que, atualmente, é possível ter carros de volumetria menor no motor. Eles não têm perda de potência, e até mesmo em carros muito potentes a economia é grande. Os sensores, por sua vez, podem apresentar falha, o que irá prejudicar e muito o desempenho do carro no todo. Nem sempre o problema veta o uso, mas causa problemas como excesso de consumo e desconforto na utilização, já que o motor passa a dar trancos ou engasgos.
Para testar os sensores existem aparelhos scanners. Como eles funcionam? Todo carro com injeção tem uma tomada padrão justamente para que esses equipamentos sejam testados. Neles, aparecem os códigos de erro, e é possível atacar o problema sem ficar passeando pelo sistema inteiro. Isso ajusta o tempo gasto e reduz custo. É importante, ao menor sinal, fazer o rastreamento e contornar o possível problema.
Limpeza de bicos ajuda a manter o equilíbrio
Quem já viu um bico injetor funcionando, sabe que ele age por pulso. É uma peça mecânica controlada por um sistema eletrônico. Ou seja, quando ela falha, o sistema eletrônico é totalmente interferido. Quando o bico fica muito sujo, ele pode queimar e deixar um cilindro inativo, o que vai gerar um enorme desconforto na condução, como vibração e perda acentuada de potência, afinal, um cilindro não terá ingestão de combustível.
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