Você sabe o que significa a luz de exclamação no painel?

Você sabe o que significa a luz de exclamação no painel?

Um veículo tem vários mecanismos para passar informações importantes ao motorista durante a direção. Por isso, podemos até dizer que o seu carro fala com você. E a linguagem que ele usa para fazer isso são as luzes do painel. Esse texto vai explicar o que significa a luz de exclamação no painel e, também, diversos outros sinais que todo motorista deve saber.

Se você é motorista há algum tempo, muito provavelmente já passou por uma situação em que estava dirigindo e, de repente, percebeu uma luz de exclamação no painel. Essa luz serve para avisar ao motorista quando o freio de mão está acionado mas, além disso, também indica que o nível do fluido de freio está baixo.

A luz de exclamação no painel do veículo

Os freios de estacionamento, normalmente, são acionados por uma alavanca. Ao contrário dos que muitas pessoas pensam, quando o freio não é liberado completamente, o automóvel consegue se movimentar, mas isso causa um grande desgaste ao mecanismo de frenagem. Por isso, é muito importante ter cuidado com o freio de mão.

A luz de exclamação no painel serve, principalmente, para esses casos, em que o motorista não abaixa a alavanca completamente. Além da luz, alguns carros mais novos também emitem um sinal sonoro para esse problema.

Outra função da luz de exclamação

Apesar de ser associada apenas ao freio de mão, a luz de exclamação no painel do carro também pode indicar que o nível do fluido do freio está baixo. Esse fluido atua transferindo a pressão exercida sobre o pedal para as pastilhas e sapatas de freio que, atuando junto com os discos e tambores, são responsáveis por parar o veículo.

No caso de um vazamento, por exemplo, em que o fluido de freio fica abaixo do nível mínimo, a luz de exclamação no painel vai acender. Por se tratar de um sistema fundamental do veículo, é de extrema importância ficar atento a essa informação.

Volante com um ponto de exclamação

Se o sinal luminoso for de um volante com um ponto de exclamação, é porque algo de errado está acontecendo com a direção elétrica ou hidráulica.

Nesse caso, você deverá ir até uma oficina o mais rápido possível para descobrir a origem do problema. Não deixe para depois! Afinal, não só o funcionamento do seu veículo está em risco, como também a sua segurança.

Você sabe o que significa as luzes do painel do seu carro?

Dependendo da luz, o seu veículo pode estar passando por problemas sérios que, em alguns casos, podem até fazer com que você sofra ou cause um acidente. Por isso, você deve dedicar um tempo para entender o que está por trás das luzes do painel do seu carro.

Algumas das luzes do painel já são bastante conhecidas pelos motoristas mais experientes. Porém, pode ser que até mesmo uma pessoa que dirija há algum tempo não conheça o significado de todas elas.

O painel do seu carro pode ser entendido como um canal de comunicação para que você seja avisado de que algo incomum está acontecendo. Essa é uma forma que a tecnologia encontrou para chamar a sua atenção durante a direção. Por isso, nenhum motorista deve ignorar esses sinais. Afinal, dirigir com segurança é ter consciência daquilo que está acontecendo no seu veículo.

É preciso prestar atenção principalmente nas luzes de emergência, pois elas costumam indicar que algum problema com o carro deve ser resolvido imediatamente.

Cinto de Segurança

O símbolo que indica o cinto de segurança é o sinal mais fácil de ser interpretado. Essa luz acende para indicar que o motorista não afivelou o cinto. O motorista que não usa o cinto de segurança coloca em risco a sua própria vida e também a vida dos passageiros no veículo. Por isso, esse sinal é tão importante.

Alguns modelos de veículo também contam com alarmes sonoros para alertar o motorista sobre o problema.

Sinal da bateria

A luz da bateria indica a carga baixa e pode fazer com que o motorista tenha dificuldade para ligar o seu carro.

Para evitar que essa luz se acenda, o motorista pode tomar alguns cuidados. Dentre eles, desligar o som do carro, o ar condicionado e as luzes internas. Assim, o motorista consegue economizar a bateria do carro e aumentar a sua duração.

Termômetro

Se o termômetro do veículo acendeu, cuidado!

É o sinal de que a temperatura do líquido que tem a função de resfriar o motor está mais alta do que o ideal.

O que o motorista deve fazer, nesse caso, é parar o carro até que a luz apague. Depois, é preciso verificar o nível do líquido de arrefecimento.

Faça a manutenção dos seus freios

É sempre bom ficar atento aos sinais que seu carro dá para você, seja por meio do painel ou por ruídos incomuns. Por estar diretamente ligado à segurança da sua viagem, você precisa dar atenção especial ao sistema de frenagem. Passe na Dinamicar e faça sua manutenção preventiva na maior rede de lojas de pneus do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *