Quem entende um pouquinho de motores automobilísticos sabe que um carro de rua, mesmo os mais fraquinhos, tem quatro cilindros. Os mais apaixonados sabem ainda mais. Por exemplo, pergunte a qualquer garoto de vinte e poucos anos, vidrado na indústria automobilística sobre a quantidade de cilindros de um Maverick ou mesmo de um Fórmula 1, ele saberá dizer.
O Kia Picanto não é um desses citados, mas é projetado para levar quatro pessoas confortavelmente e com certa agilidade de um lugar para o outro da cidade, sem quaisquer sinais de força excessiva, vibrações e desconforto ao guiar um carro 1.0 de três cilindros. Isso mesmo! Três cilindros. O modelo é tão compacto que até o motor perde espaço.
Limites na estrada, não espere um carro de corrida
Ainda sobre o seu desempenho, no primeiro modelo o motor era 1.1 e atingia 64cv enquanto o novo modelo é 1.0 e desempenha até 80cv. Para um carro urbano é mais do que suficiente para aliar desempenho e consumo. Na estrada, naturalmente, não há como esperar grandes resultados. Apesar de atender bem às necessidades, não espere um carro de corrida.
Além de muitas vantagens no desempenho urbano, comprar pneus é algo bem mais barato, já que o modelo usa pneus aro 13. Outro importante fator a se observar é o tamanho do porta-malas. Nada muito gigantesco, mas são 292 litros bem aproveitados, em um carro que tem a característica de ser menor que o Ford KA.
São 5 anos de garantia, além de ser o automático mais barato do Brasil
Por pouco mais de 40 mil reais é possível ter um Picanto automático, e nesse preço, de fato, é o mais barato do segmento. Agregado a estas vantagens está a garantia de 5 anos oferecida pela Kia, o que dá segurança ao motorista que vai à concessionária atrás do modelo do utra-compacto da montadora sul-coreana.