Você sabe o que é o índice de velocidade de pneu?

Detalhe de um pneu em alta velocidade | Você sabe o que é o índice de velocidade de pneu?

O limite de velocidade que um veículo pode atingir com segurança depende de muitas coisas. Uma delas é o tipo do pneu. Nem todo mundo sabe, mas, no momento da troca, o motorista também deve estar atento ao índice de velocidade de pneu. Ele é representado por uma letra, quase sempre no último dígito do código de especificações do pneu.

O modelo mais indicado para o seu carro é sempre o original de fábrica, afinal, o automóvel é projetado e desenvolvido com ele. No entanto, outros modelos também podem ser usados, desde que estejam dentro dos padrões de segurança. Na Dinamicar, maior rede de lojas de pneus do Rio de Janeiro, você encontra modelos de pneus das melhores marcas do mercado.

Veja o infográfico sobre como escolher o pneu certo para seu carro.

O que é o índice de velocidade de pneu?

O índice de velocidade de pneu indica a velocidade máxima que um automóvel pode atingir com aquele composto e em segurança. Para determinar essa medida, as fabricantes consideram situações extremas: pressão e índice de carga máximos. Caso esse limite seja excedido, o pneu pode, em último caso, até explodir.

A representação visual do índice é feita por diversas letras: G, L, M, P, Y e outras. Cada código se refere a uma velocidade suportada pelo pneu. Quando o último dígito do código de especificações for a letra V, isso quer dizer que os pneus suportam uma velocidade de até 240 km/h com a carga máxima (exemplo: 195/55 R 16 87V).

Tabela de Índice de Velocidade:

  • G — 90 km/h
  • J — 100 km/h
  • K — 110 km/h
  • L — 120 km/h
  • M — 130 km/h
  • N — 140 km/h
  • P — 150 km/h
  • Q — 160 km/h
  • S — 180 km/h
  • T — 190 km/h
  • U — 200 km/h
  • H — 210 km/h
  • V — 240 km/h
  • W — 270 km/h
  • Y — 300 km/h
  • ZR — +240 km/h

Os pneus com índice de velocidade ZR foram desenvolvidos na década de 1990 e eram os compostos de alta performance da época. Depois disso, outros pneus, com capacidade de suportar maiores velocidades, também foram desenvolvidos (os tipos W e Y) e, com isso, os tipos ZR caíram em desuso.

As demais informações de um pneu

Você sabe ler as informações de um pneu? São os números e letras marcados nos flancos do produto, logo ao lado do nome do fabricante (195/55 R16 87V, 235/45 ZR17 97W). Esse é um conhecimento fundamental, pois são essas especificações que indicam se um pneu é compatível com determinado modelo de carro.

Em um pneu, há mais de 10 informações importantes: fabricante, modelo, certificações, índice de velocidade de pneu, dentre outras. Para mais detalhes, temos um infográfico que ensina detalhadamente como entender as informações de um pneu.

Quando trocar os pneus por conta do índice?

É muito comum ver motoristas alterarem as características originais de seus carros, seja por estética ou para torná-los mais potentes. Em algumas situações, na intenção de dar uma cara mais esportiva, os pneus também são trocados. Já em outras, eles são deixados de lado, e isso pode ser muito perigoso.

É o caso de um motorista que possui um carro cuja velocidade máxima é de 180 km/h, mas que resolve torná-lo mais potente. Os pneus originais que equipam esse carro possuem índice de velocidade de pneu condizente com a capacidade original do automóvel, por exemplo, índice U. Isso quer dizer que, com a carga máxima suportada, esses pneus conseguem atingir até 200 km/h de forma segura.

O resultado do aumento na potência do veículo também é um aumento de velocidade. Com as alterações, esse mesmo veículo passa a atingir a velocidade de 250 km/h, acima do que é suportado pelos pneus, de acordo com o índice. Isso significa que, dentre as melhorias, os pneus também devem ser trocados, para um modelo com índice W ou Y, como vimos na tabela.

Escolha sempre os melhores pneus

Os pneus são parte fundamental para o funcionamento seguro e eficiente de um automóvel. Eles podem parecer simples, mas possuem diversas particularidades que os tornam peças que merecem bastante atenção. Na Dinamicar, é possível conhecer diversos modelos das melhores fabricantes de pneus e ainda contar com os melhores serviços automotivos do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *