A importância do fluido de freio e como evitar problemas

Pé calçado com um tênis branco nos pedais de um carro | A importância do fluido de freio e como evitar problemas

Uma das partes mecânicas fundamentais para o funcionamento adequado de um automóvel é o freio. Em caso de defeitos, o motorista pode perder o controle do automóvel, o que pode ocasionar diversos tipos de acidente. Por isso, garantir o bom funcionamento do freio e verificar o fluido de freio é essencial.

Como funciona o sistema de freio?

Para que o carro pare, o processo de frenagem começa no momento em que o motorista aciona o mecanismo, pisando no pedal.

O pedal de freio, uma vez que, pressionado, faz com que o fluido de freio preencha a linha hidráulica, ativando o restante dos componentes, como discos e pastilhas de freio, fazendo com que a velocidade do carro diminua até que ele pare.

Dessa forma, o fluido de freio é essencial para o sistema de frenagem do carro. Fazer sua manutenção dos freios é muito importante para evitar acidentes.

Como evitar problemas no fluido de freio

O fluido de freio pode acabar absorvendo umidade do ar, o que faz com que ele perca a condutividade. Além disso, quando há algum problema no fluido, ele pode corroer algumas peças do sistema de frenagem.

Quando bem vedado, sua durabilidade é de cerca de dois anos, ou até 10 mil quilômetros rodados.

É importante substituir o fluido após sua vida útil e garantir que a quantidade seja suficiente para manter o sistema funcionando corretamente. Economizar no fluido de freio pode acarretar no ressecamento de peças como cilindros e mangotes, dificultando o processo de frenagem e causando falhas no equipamento.

Importância da manutenção dos freios

Por isso, é essencial realizar a manutenção regular com uma equipe especializada no momento de repor o fluido de freio e checar todo o sistema de frenagem.

É recomendado também que, a cada 30 dias, se verifique o nível do fluido de freios, e que, se você sentir uma resposta demorada ou qualquer problema no sistema de freios, você imediatamente pare o caro e leve-o ao mecânico, independentemente da quilometragem ou do nível do fluido.

Normalmente, é importante fazer uma revisão completa de seu veículo no momento de troca do fluido de freio. Além de verificar pastilhas e discos, é recomendado observar se não houve nenhuma corrosão na parte interna, e se não haverá nenhum tipo de vazamento do novo fluido a ser colocado.

Cuide também dos seus pneus

Além disso, é importante verificar também a qualidade dos pneus, uma vez que é a tração do pneu que irá garantir melhor estabilidade no momento de tomar controle do carro na direção.

Por isso, é interessante fazer uma revisão completa da parte mecânica do carro e, ao mesmo tempo, verificar a qualidade de outros componentes do automóvel, como o óleo e os pneus. Assim, é interessante buscar um local que ofereça todos esses serviços de uma vez, e com a qualidade que você precisa para garantir a sua segurança.

Para uma revisão regular do sistema de freio e pneus, o Rio de Janeiro conta com a Dinamicar, que te dá toda a confiança e qualidade que você precisa para garantir que seu automóvel está nas condições adequadas para seguir viagem, sem medo de qualquer tipo de problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *