Importância do selo Inmetro nas peças do carro

Enviado por Comandante em 29 de Março de 2021
29 de Março de 2021
inmetro peças de carro

Muitos veículos apresentam falhas porque seus proprietários não compram as peças corretas. Para evitar esse problema, é importante que você adquira itens que estejam de acordo com os padrões exigidos pelo fabricante e que contenham o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O Inmetro é um órgão público que determina as características e especificações técnicas de variados produtos no Brasil. Seguindo as normas do órgão, é possível comprar as peças ideais para o carro.

Por que é importante que as peças do carro tenham o selo Inmetro?

É fundamental que o seu carro tenha todas as peças com o selo Inmetro. Isso porque ele certifica que aquele produto passou por critérios de avaliação rigorosos do órgão. Por isso, são testificados como itens de qualidade. Além dessa questão, quando uma peça não tem essa certificação, a sua durabilidade também pode não ser a ideal. 

Sem o selo do Inmetro, o produto pode ser falso. Esse tipo de item costuma apresentar defeitos. Dessa forma, a segurança do motorista e dos passageiros é comprometida. Caso o condutor compre uma peça falsificada, pode, até mesmo, perder o controle da direção e sofrer acidentes. Por isso, é essencial estar atento à certificação do Inmetro.

Quais os critérios do Inmetro para os itens de carro?

Antes de estabelecer as especificações necessárias para as peças de carro, o Inmetro define critérios. Assim, é possível manter um controle de qualidade. Além disso, as características são fundamentadas em normas técnicas, que garantem que o produto seja seguro. Veja abaixo alguns dos critérios.

Testes

Uma das exigências do Inmetro é que as peças com certificação compulsória, aquelas em que o selo é obrigatório por lei, sejam testadas em laboratório ao serem produzidas. Dessa maneira, pode-se provar que o produto atende as determinações do órgão. É importante salientar que ele só pode ser comercializado após aprovação nos testes.

Vida útil

Com o passar do tempo, as peças do carro são desgastadas naturalmente. Por isso, é fundamental que elas tenham vida útil de acordo com as exigências de segurança. Ou seja, elas devem ter a durabilidade ideal para que o automóvel seja mantido em funcionamento. Para isso, é necessário fazer a manutenção preventiva dentro do prazo correto, realizando a troca dos itens sempre que for preciso.

Troca de peças de carro com selo Inmetro na Dinamicar

Utilizar peças com o selo Inmetro no carro é evitar prejuízos e acidentes. Você encontra esses itens com a certificação necessária na Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro. Independente de fazer a troca de pneus, óleo, correias ou qualquer outro item, nós utilizamos peças originais com o selo Inmetro para garantir um serviço de qualidade e sua segurança. Vá em uma das nossas 9 lojas e faça a manutenção do seu veículo sabendo que ele será integrado pelos melhores produtos.

Categorias