As férias estão chegando e você provavelmente já tem diversos passeios programados para fazer com seus filhos. Desde idas à praia ou viagens em família, na hora de preparar as coisas para sair não se esqueça da cadeirinha de bebês ou crianças.
Desde 1° de setembro de 2010 entrou em vigor uma lei que obriga crianças de até 10 anos a andarem no assento traseiro do automóvel e com a cadeirinha adequada para cada idade ou peso.
A cadeirinha certa para cada idade
Conchinhas: recomendada para crianças de até 9 meses ou 10 quilos.
Reversíveis: para crianças de 9 meses a 4 anos ou entre 10 e 20 quilos.
Assento elevatório: para crianças de 4 a 10 anos de idade ou até 1,45m.
A importância das cadeirinhas
No Brasil morrem em média 1000 crianças por ano vítimas de acidente de trânsito, e 50% dessas fatalidades acontecem quando ocorre o acidente e o bebê não se encontra em um assento de segurança.
Uma pesquisa americana, mostra que o uso desses itens reduz em 71% o número de mortes de bebes de colo e em 54% as mortes de crianças com menos de 5 anos.
Marcelo Martins Werneck, especialista nessa área, explica que “quando a criança está dentro de um carro em movimento, tanto ela quanto o veículo estão na mesma velocidade. O problema é quando o carro para de repente, nesse caso, a criança é arremessada para frente porque continua mais ou menos na mesma velocidade de antes do impacto.”
As cadeirinhas são de extrema importância, pois os cintos de segurança que já vêm nos automóveis são muito grandes e impróprios para bebês e crianças pequenas, e carregá-las no colo não ajudaria, já que em um impacto, uma criança de 20 quilos representa uma força de quase uma tonelada nos braços da pessoa que a está segurando.
Então para aproveitar completamente qualquer passeio ou viagem com seus filhos, sempre leve a cadeirinha adequada para ele!