Potência, redução de consumo e tamanho compacto, essa são as três principais características de motores à combustão modernos que equipam carros de extremo sucesso. Quando o planeta se voltou a questões ambientais e perceberam que a queima dos combustíveis era um dos problemas mais sérios no que tange o aquecimento global, as montadoras se viram com grandes bombas-relógios em seus pátios. Os motores antigos, focados apenas em performance, começaram a ser contestados e a partir daí soluções que envolviam performance e economia passaram à pauta.
Isso trouxe a necessidade de usar todo o potencial calorífico dos motores, uma vez que calor é energia. Assim, admitindo menos combustível dentro de um cilindro e entregando uma capacidade de potência muito grande, por meio de novos compostos mais leves e mais sujeitos ao intenso calor, foi que saíram do papel motores de um litro, os famosos 1.0 com apenas 3 cilindros. O grande diferencial dessas máquinas é ter a capacidade de trabalhar com uma compressão muitíssimo maior – que até se transforma em potência. Essa compressão gera calor e em motores antigos causaria uma deformação dos componentes, o famoso superaquecimento.
Então, para que toda a potência e economia sejam aproveitadas, tais motores precisam muito do calor. Aquela máxima de que o Brasil é muito quente e a válvula termostática é coisa de europeu, simplesmente precisa sumir do vocabulário dos mecânicos – até porque a maioria dos carros já não funciona sem a peça. Logo, quando um motor passa a trabalhar frio, grandes transtornos acontecem, como a não dilatação de peças móveis, que vão causar uma vedação precária e resultar em deficiências na compressão, maior gasto de combustível, má lubrificação e perda na vida útil. Ou seja, motores precisam de temperatura.
O óleo é fundamental no processo!
É importante saber que as trocas de óleo nos motores mais modernos são ainda mais sérias, mediante a tudo o que já foi citado. Quanto mais calor e compressão, maior a necessidade de um óleo resistente e que não perca a capacidade de lubrificação, o chamado tecnicamente de ponto de fulgor. Sempre busque o óleo original do seu carro. Aqui na Dinamicar, nós temos o correto! Passe em uma de nossas lojas e faça a sua troca!