Você sabe qual é a função do óleo da direção hidráulica?

Você sabe qual é a função do óleo da direção hidráulica?

Quando se tem um automóvel, os donos do veículo costumam ignorar a importância do óleo da direção hidráulica. Até mesmo alguns profissionais especializados do mercado automotivo chegam a desprezar o quanto esse fluido é importante para esse modelo de direção.

O óleo da direção hidráulica recebe também o nome de óleo hidráulicofluido hidráulico. Esse óleo precisa de muita atenção, tanto da parte do dono do carro quanto do profissional da oficina que irá fazer os reparos necessários no veículo.

Quando falamos de direção hidráulica, o óleo serve para lubrificar a caixa de direção e a bomba de direção hidráulica do veículo. Porém, o óleo da direção hidráulica faz muito mais do que isso. Veja a seguir.

Funções do óleo da direção hidráulica

Alguns profissionais do mercado recomendam que o óleo da direção hidráulica seja denominado de fluido de direção hidráulica. Porém, por questões de popularidade do termo, adotamos as duas denominações nesse artigo.

Essa distinção é importante porque fluido e óleo são componentes com funções completamente distintas. O óleo serve para lubrificar as peças, já o fluido possui outras funções:

  • proporciona o auxílio hidráulico da caixa de direção.
  • ajuda a controlar a temperatura dos elementos que compõem a caixa de direção.

Em resumo, podemos dizer que o fluído da direção hidráulica tem a função de produzir a força hidráulica que é necessária para auxiliar o motorista no momento de movimentar o volante. Ou seja, vai muito além da lubrificação. Por isso, o termo ‘óleo da direção hidráulica’ não é adequado para todos os momentos.

Qual é o melhor fluido de direção hidráulica?

O fluido hidráulico a ser utilizado no seu carro deve ser aquele que está indicado no manual do veículo. Caso essa informação não esteja clara no manual, você pode consultar a equipe técnica da concessionária. Eles saberão informar qual fluido de direção hidráulica você deve utilizar.

Tipos diferentes de fluidos de direção hidráulica

No mercado, temos o fluido mineral, que tem coloração vermelha, e o fluido sintético, que tem coloração verde.

A coloração é a principal forma de reconhecer esses dois tipos de fluido, mas também é possível diferenciá-los pelo odor. Afinal, esses dois fluidos têm odores bastante distintos.

Misturar os dois fluidos é uma boa alternativa?

Essa é uma opção que você jamais deve considerar. Misturar os dois fluidos é um erro, porque as borrachas dos componentes de um sistema de direção hidráulica podem não suportar alguns elementos químicos que estão presentes em outro fluido que não seja o indicado.

Diferenças entre os tipos de direção

Direção hidráulica

Podemos definir a direção hidráulica como um sistema de mangueiras lubrificadas que estão ligadas a uma bomba instalada junto à caixa de direção. Esse sistema permite que os motoristas dirijam com mais leveza, principalmente quando precisam fazer manobras com o veículo.

Direção mecânica

A direção mecânica é um sistema de pinhão e cremalheira, acrescido de barra horizontal dentada que conta com uma engrenagem ligada a uma barra de direção no volante.

Embora possa parecer ultrapassado, esse modelo de direção representou uma grande evolução quando foi criado.

Direção elétrica

A direção elétrica funciona com um sistema de motor auxiliar conectado à caixa de direção. Nesse sistema de direção, não há óleos lubrificantes, mangueiras ou correias. Por isso, a sua manutenção é bem mais simples do que na direção hidráulica.

Embora represente um conceito bastante inovador no mercado, esse tipo de direção está sendo cada vez mais aperfeiçoado nas linhas de montagem globais.

Além desses três tipos, alguns modelos de veículos incluem uma tecnologia ainda mais moderna: a direção elétrica progressiva.

Manutenção da direção hidráulica

A manutenção preventiva da direção hidráulica varia de acordo com a marca. Um sistema bem usado e cuidado, em média, deve sofrer intervenções para verificação da integridade das peças a cada 50 mil km.

A Dinamicar Pneus é a maior rede de lojas de pneus do Rio de Janeiro e tem uma equipe técnica muito qualificada para dar as melhores soluções para o seu carro. Passe em uma das nossas lojas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *