Os mais antigos vão se lembrar daquele Fuscão 1500 que esbanjava potência, mas não segurava tanto quanto deveria. Afinal, eram quatro rodas com freio a tambor, com lonas de freio. Bem, não que o sistema seja ruim, mas, de fato, não são tão competentes como o freio a disco. Você sabe o motivo? Nós explicamos. O freio a disco tem sua capacidade hiperdimensionada. O fato de ter uma pinça usando o mesmo espaço para exercer pressão uma contra outra gera mais capacidade de atrito do que duas sapatas que empurram as lonas, no caso do freio a tambor, contra as paredes, o que divide a força aplicada.
Além disso, o quesito temperatura é algo muito importante para o sistema de freios em geral. Grosso modo, os freios precisam muito de temperatura para serem eficientes. Mas o excesso de calor também pode ser problemático. No caso dos freios a tambor, por eles não serem estanques, acontece o problema do excesso de atrito superaquecer as paredes de contato, fazendo esse sistema ficar bem menos eficiente do que deveria. Por exemplo, em descidas, os freios dessa natureza tendem a ser menos eficientes que os modelos a disco.