Freio ABS x freio de disco: qual a diferença?

Imagem detalhe de freio de carro | Freio ABS x freio de disco: qual a diferença?

Um consumidor que possui um carro deve sempre estar atento às informações relacionadas ao universo automobilístico. Saber sobre o assunto faz com que, além de escolher a melhor loja com custo benefício para a manutenção do seu veículo, as chances de ser enganado por “profissionais” não confiáveis diminua.

Por isso, as melhores lojas são as que trazem para seus clientes os dados mais confiáveis, ganhando assim sua credibilidade. Continue lendo esse texto que vamos esclarecer as diferenças entre freio ABS e freio de disco!

O que são freios de disco e ABS?

No veículo, o sistema de freio é uma peça fundamental, é ele que para o carro quando acionado. Em casos extremos, é responsável por evitar acidentes. Agora, quando relacionamos o assunto à questão mais técnica, há dois tipos de freios e cada um exerce uma função específica.

No caso do freio de disco, ele possui pastilhas que atuam através da fricção contra o aço do disco de freio, efetuando na diminuição do giro, isto é, promovem as travas das rodas fazendo o carro parar.

O freio ABS também possui pastilhas, mas a diferença está no mecanismo. Enquanto no freio de disco as rodas travam completamente por meio da derrapagem do veículo, no freio ABS a roda não é travada após o acionamento através do pedal do freio, isso faz com o que o carro pare de forma progressiva, evitando assim que derrape. Isso faz com que o motorista tenha uma direção mais segurança em dias chuvosos em que a pista se encontra molhada.

Problemas com o freio do carro?

Seja por desgaste em razão do tempo, seja por falta de manutenção constante, o freio do carro pode apresentar irregularidades que podem contribuir para colisões e acidentes. Por isso, caso você note alguma diferença na sensação ao utilizar o pedal, ouvir um barulho estranho ou ainda, sentir tremores no pedal, é bem provável que seu freio esteja manifestando algum tipo de defeito.

Meu carro está com defeito no freio, como resolver o problema

A curto prazo, o mais indicado é que você pare de utilizar seu carro para suas tarefas diárias e o leve para uma loja de manutenção veicular para uma verificação. Nesse momento, é importante que você escolha uma loja de tradição e que tenha conhecimento profundo sobre manutenção de carros.

A Dinamicar, sua loja de pneus no Rio de Janeiro, é a melhor opção. Isso porque possui 9 unidades distribuídas em todo Rio de Janeiro. Assim você encontra uma filial bem próxima de você. E o melhor de tudo: Na Dinamicar Pneus, a qualidade do serviço é a mesma em todas as unidades, além de você encontrar segurança e atendimento de alto padrão, além de pagamentos facilitados, podendo ser parcelados em até 10 vezes sem juros. Na Dinamicar Pneus é só vantagem! Entre em contato conosco ou passe em uma loja mais perto de você e faça um orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *