Fique atento! Pagamento do DPVAT separado do IPVA em 2018

Mesa com calculadora, dinheiro, planilha de custos e um carrinho de brinquedo | Fique atento! Pagamento do DPVAT separado do IPVA em 2018

Os proprietários de veículos do Rio de Janeiro devem ficar atentos para evitar surpresas neste início de ano. É que em 2018, diferentemente dos anos anteriores, o pagamento do Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) não será feito junto com o IPVA – até o ano passado, as cobranças das duas taxas vinham juntas. O motivo da separação dos pagamentos é que, conforme anunciado pelo Governo do Estado ainda no ano passado, a quitação do IPVA deixou de ser uma obrigatoriedade para que os carros passem pela vistoria anual de licenciamento. O DPVAT, no entanto, ainda é exigido.

O pagamento do DPVAT deve ser feito por meio de uma Guia de Regularização de Débitos (GRD), a ser emitida no site da Seguradora Líder (www.seguradoralider.com.br), responsável pelo seguro.

DPVAT mais barato

Os valores praticados para o DPVAT estão mais baratos, pois houve uma redução de 35% em relação ao ano passado. Para carros de passeio, por exemplo, o valor passou de R$ 63,69 para R$ 41,40. O desconto foi motivado pela grande queda no número de indenizações pagas desde 2014. A única categoria que ficou de fora da redução foram as motocicletas, por conta do alto índice de acidentes envolvendo esse tipo de veículo.

Veja os valores para todas as categorias em 2018:

Tipo de veículo Categoria Valor a pagar
Automóveis e camionetas ​​particulares / oficial, missão diplomática, corpo consular e órgão internacional 1 45,72
Táxis, carros de aluguel e aprendizagem 2 45,72
Ônibus, micro-ônibus e lotação com cobrança de frete (urbanos, interurbanos, rurais e interestaduais) 3 164,82
Micro-ônibus com cobrança de frete mas com lotação não superior a 10 passageiros e Ônibus, micro-ônibus e lotações sem cobrança de frete (Urbanos, Interurbanos, Rurais e Interestaduais)  4 103,78
Ciclomotores​ 4 57,61
Motocicletas, motonetas e similares 9 185,50
Caminhões, caminhonetas tipo “pick-up” de até 1.500 Kg de carga, máquinas de terraplanagem e equipamentos móveis em geral (quando licenciados) e outros veículos 10 47,66
Reboque e semirreboque Isento (seguro deve ser pago pelo veículo tracionador)

Pagamento do IPVA

O calendário com as datas para o pagamento do IPVA 2018 no Rio de Janeiro já está disponível, e o boleto para pagamento continua sendo emitido no site da Secretaria de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) ou no do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br). O imposto pode ser pago em cota única ou em três parcelas, com desconto de 3% para quem optar pela primeira forma.

No blog da Dinamicar, seu centro automotivo no Rio de Janeiro, você fica por dentro das notícias mais importantes do mundo automotivo, desde dicas para conhecer e cuidar melhor do seu carro até informações importantes sobre documentação, legislação e outros temas. Siga-nos também nas redes sociais e não perca nada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *