O farol de xénon é daqueles que ilumina tudo pela frente, assemelhando-se às luzes de um avião na hora do pouso. Mas é preciso tanto? Muitos acham que sim, mas não sabem que xénon só pode ser usado com regras rígidas. A prática de adaptar a parte elétrica do veículo para colocar o farol de xénon é proibida, já que ele pode ser capaz de cegar o motorista que vem na direção oposta. O farol de xénon é composto por uma lâmpada sem filamento, ou seja, não é do tipo incandescente. Ao invés disso, a lâmpada contém gás xenônio, que, quando exposto a altas voltagens, brilha intensamente.
Alguns modelos têm esse tipo de iluminação de fábrica, e isso significa que possuem uma preparação toda especial, de modo que não se tornem um problema para os motoristas que trafegam no sentido oposto a esse carro. Então, nesse tipo de modelo, existem nos faróis pequenos motores que funcionam por sensores, que, ao identificar os carros vindo na direção oposta, ajustam a incidência do farol para um direção que não seja imediatamente os olhos do condutor do outro veículo. Já as adaptações não contêm essa prerrogativa.
Uso de iluminação fora dos padrões é passível de multa
Para que fique claro, o uso de iluminação que seja ofensiva ao trânsito, não prevista no manual do carro, é considerado infração grave, passível de multa de R$ 128 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Antes de realizar modificações, consulte a legislação de trânsito. Isso vale também para outros itens, como altura do carro.
Manutenção automotiva é na Dinamicar Pneus
Se você está identificando alguma anomalia em seu carro, a Dinamicar Pneus é o seu local para manutenção automotiva. Em nossas oito lojas é possível, por exemplo, fazer a substituição das baterias do seu carro. Também verificamos itens como óleo do motor e correias. Procure-nos e siga sua viagem sem problemas!