Os carros de câmbio automático cada vez mais tem se popularizado no Brasil, devido ao conforto que proporcionam ao condutor. Um dos grandes motivos que tem feito os motoristas migrarem dos veículos de câmbio manual para os de câmbio automático e automatizado, é a intensidade dos engarrafamentos e o interminável anda e para.
Funcionamento do câmbio automático
O câmbio automático é um sistema inteligente que faz as trocas de marcha de acordo com o desenvolvimento do carro. Essa troca ordenada contribui para um consumo menor de combustível em relação aos veículos que possuem o sistema de troca manual. Apesar de todo conforto e tecnologia, ainda surgem algumas dúvidas na cabeça do motorista quando aparece a oportunidade de adquirir um veículo automático como custo de manutenção e valores de reparo.
Revisões do câmbio automático
Para que o sonho do carro automático não venha a se tornar um pesadelo, o motorista deve estar atento ao prazo estipulado pelo manual do proprietário para que sejam feitas as revisões periódicas da caixa de câmbio. Negligenciar a rotina de troca do fluido de transmissão pode significar o desgaste prematuro das engrenagens e quebra da caixa automática.
Período de troca do fluído de direção
Para veículos que fazem uso de fluído mineral, é recomendado que a troca seja feita a cada 30 mil km, já para os que usam óleo sintético a troca deve ser feita a cada 50 mil km. Deixar passar muito o prazo de troca diminui a ação do lubrificante e aumenta a fricção das peças internas. Quando o fluido necessita ser substituído ele engrossa e fica com coloração escura, por estar grosso pode entupir componentes importantes da transmissão e prejudicar o desempenho do carro.
Sinais que demonstram que a caixa pode estar com problemas
Quando a caixa de câmbio está com problema, vários sinais se tornam visíveis ao motorista como perda de desempenho, trepidações ao acelerar o veículo e na troca das marchas. O lubrificante grosso pode provocar o travamento do câmbio, e em casos mais graves não existe reparo para a caixa sendo necessária a substituição de algumas peças. Nesse caso, o custo com manutenção pode aumentar consideravelmente.
O painel de instrumentos informa quando o câmbio está com problema
Ficar atento às informações do painel de instrumentos também é uma medida preventiva importante. Quando a luz de advertência do câmbio acende, é sinal de que algo não está funcionando de maneira correta. Esse aviso indica que o câmbio está trabalhando de forma emergencial e está funcionando parcialmente. É recomendado nesta situação parar o carro imediatamente e solicitar a ajuda de um reboque. Tentar colocar o veículo em movimento novamente poderá agravar ainda mais a situação.
Loja de pneus no Rio de Janeiro
Aos primeiros sinais de problemas com a caixa de câmbio, procure imediatamente uma oficina especializada em caixas de marcha para que seja feito o diagnóstico correto do problema. O diagnóstico de caixa automática só é possível através de um equipamento especifico com software instalado compatível com a caixa de marcha analisada.
A rede Dinamicar Pneus conta com loja de pneus na Barra da Tijuca em outros 7 bairros no Rio de Janeiro. Conheça nossas unidades, acesse http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/