Pequenas atitudes podem contribuir consideravelmente para a diminuição de gastos com a gasolina. A longo prazo, a solução é dirigir menos ou usar um veículo que gaste menos combustível. No entanto, a curto prazo, o mais importante é “como” e “o que” você dirige. Confira abaixo algumas dicas, você deve ver resultados já no próximo abastecimento e seu bolso vai agradecer!
Veja aqui algumas dicas:
– Calibre toda semana os pneus, conforme as especificações do manual do proprietário. Pneus murchos oferecem resistência maior à rolagem, solicitando mais força do motor e consequentemente aumentando o consumo.
– Desligue o motor em trânsito congestionado, se for permanecer mais de 5 minutos parado. Isso irá diminuir o consumo e o motor não trabalhará sem necessidade.
– A manutenção preventiva ajuda as peças a durarem mais, te ajudando a economizar dinheiro. Um boa regulagem pode reduzir o consumo de combustível em até 10%
– Quanto mais pesado o carro estiver, mais você terá que acelerar o carro para obter a velocidade desejada. Libere do porta-malas: ferramentas, malas, livros, brinquedos e tudo o que não seja necessário levar. Já são mais 1 ou 2% de melhora no rendimento de seu carro.
– Cuide dos filtros instalados no seu carro, combustível e ar. Um filtro de ar entupido consome até 10% mais de combustível, devido à mistura deficiente provocada pela sujeira.
– Direções computadorizadas por dispositivos de GPS ou smartphones podem ajudar a encontrar rotas eficientes, mesmo entre os vários destinos. Incômodo que pode salvar tempo e gasolina.
– Desligue o motor em trânsito congestionado, se for permanecer mais de 5 minutos parado. Isso irá diminuir o consumo e o motor não trabalhará sem necessidade.