Estepe: quais cuidados ter com esse pneu?

Enviado por Comandante em 27 de Abril de 2021
27 de Abril de 2021
estepe

Mesmo sendo esquecido pela maioria dos motoristas, o estepe é um importante item do carro. Isso porque tem a função de substituir um pneu que esteja sendo utilizado no momento e não está em boas condições de uso. Todos os pneus devem receber manutenção. Porém, você precisa ter ainda mais atenção com o estepe. Ele tem que estar sempre em ótimo estado de conservação para o caso de necessitar ser usado. Por isso, iremos apresentar neste artigo dicas de cuidados com o estepe. Confira!

Dicas de cuidados com o estepe

Os pneus são peças fundamentais para o carro. Afinal, suportam todo o veículo e estão em contato direto com o solo. Por isso, precisam ser revisados com frequência. Apesar do estepe não estar entre o chão e o automóvel em todo o tempo e ficar, geralmente, no porta-malas, aguardando para ser utilizado, também precisa receber manutenção. Veja abaixo alguns cuidados importantes para ter com o estepe.

Mantenha o estepe calibrado

Muitas pessoas calibram os pneus e esquecem do estepe. É fundamental fazer a calibragem a cada 15 dias. Mas é necessário se atentar à pressão, que é diferente dos demais itens. Por ter maior perda de pressão, o estepe pode receber mais libras. Para saber qual é o número exato de carga máxima do automóvel, verifique o manual do carro. Se não encontrar tal informação, realize a calibragem do estepe com cinco libras a mais do que costuma colocar nos pneus em uso.

Troque estepe careca

Pneus carecas são um risco nos carros. Ao trafegar com eles, é possível causar um acidente. Além disso, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir veículo que esteja em má condição de conservação rende uma infração grave, multa de R$ 195,23 e apreensão do carro. Por isso, é importante não esquecer do estepe e trocá-lo se estiver careca. Afinal, você pode precisar dele a qualquer momento e ser punido ou comprometer a segurança de todos.

Atente-se ao prazo de validade do estepe

É fundamental estar atento ao prazo de validade do estepe. Muitos motoristas não ponderam o tempo de vida útil dessa peça porque foi pouco ou nunca utilizada. Porém, é importante que seu estepe esteja sempre dentro desse período, que costuma ser de cinco anos, no máximo. Após o vencimento, você deve substituí-lo, mesmo que esteja, aparentemente, em bom estado. Para saber qual é o prazo de validade do pneu, verifique sua embalagem ou a barra da lateral do item.

Utilize pneu de qualidade no estepe

Assim como os pneus que estão sendo usados no seu carro, o estepe deve ser uma peça de alta qualidade. Dessa forma, é possível que seu veículo tenha um bom desempenho nas vias. Na Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro, você encontra pneus das melhores marcas, como Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin, Pirelli e as importadas. Além disso, você pode contar conosco para fazer a troca de pneus. Nossos experientes profissionais realizam serviços que melhoram o potencial do seu veículo.

Categorias