A resposta é clara e objetiva: não! O câmbio é sensível e, por ser uma engrenagem minuciosa, precisa de que todas as suas peças trabalhem em consonância umas com as outras. É muito comum pessoas pararem seus carros e, além de aplicar o freio de estacionamento, ou de mão, elas colocarem também o carro engrenado. Para aumentar a gravidade, há pessoas que usam apenas o câmbio para segurar o carro, forçando as engrenagens do sistema, que perde tempo de vida útil e precisão.
O risco é tão grande que um toque de um carro manobrando neste carro engrenado pode ser suficiente para quebrá-lo, fazendo o proprietário ter um gasto com o conserto desta peça que, na maioria dos casos, não apresenta problemas. Isso vale tanto para modelos manuais quanto para automáticos, ou seja, é uma prática que, se faz parte da sua rotina, deve ser retirada imediatamente.
Como proceder ao estacionar?
O procedimento é relativamente simples. Você precisa aplicar o freio de estacionamento, popularmente conhecido como freio de mão. Muitos motoristas simplesmente não confiam no sistema, o que é um engano. Ele é preciso e muito seguro, entretanto, a manutenção dos freios deve estar em dia. Lembrando que o este freio usa o travamento das rodas traseiras que na maioria dos carros nacionais, é composto de tambor e lonas.
A revisão do sistema de freio de estacionamento consiste:
na verificação da integridade do cabo que é ligado nas lonas e na manete;
verificar a operação deste cabo, observando sua precisão e suas condições estruturais;
verificar as condições das lonas de freio, localizados nas rodas traseiras. Eles são os responsáveis pelo travamento!
Freio automotivo é na Dinamicar Pneus
Para evitar quaisquer problemas com seu câmbio, mantenha seu freio de mão totalmente funcional e equilibrado. A sua manutenção deve ser realizada junto com o sistema num todo e, se você desconfia da sua ineficiência, é hora de revisá-lo de maneira bastante atenciosa. A Dinamicar Pneus é a sua loja de pneus e diversos outros serviços, como a revisão do sistema de freio. Peça um orçamento para os serviços necessários e evite gastos futuros!