Itens importantes para melhorar a estabilidade do veículo

Carro em movimento e em velocidade entrando em uma curva | Itens importantes para melhorar a estabilidade do veículo

Manter a estabilidade do veículo, principalmente nas estradas e em alta velocidade, é muito importante para a segurança do condutor e dos passageiros. Veículos estáveis apresentam boa dirigibilidade, são mais fáceis e confortáveis para dirigir. Para deixar a estabilidade do carro em perfeita harmonia, é preciso checar alguns itens com regularidade.

Pneus

Os pneus são essenciais para assegurar a estabilidade do veículo. Se os pneus não estiverem alinhados e balanceados, a dirigibilidade pode ficar realmente comprometida. A orientação é verificar alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km rodados, além de fazer o rodízio de pneus quando necessário. Caso contrário, eles podem ficar desgastados de maneira irregular, com o carro “puxando” mais para um lado.

Quanto aos pneus, compre apenas os modelos com largura indicada no manual do veículo, sem trocar os itens por tamanhos mais largos. Embora pareçam ser mais estáveis, esses pneus podem não ser indicados para o seu carro.

Para manter a estabilidade no carro também é essencial calibrar os pneus, se possível uma vez por semana. A calibragem impede o desgaste prematuro dos pneus e mantém o carro equilibrado para dirigir. A pressão ideal fica indicada no manual do veículo.

Problemas de suspensão

Se os pneus estão alinhados e balanceados, com calibragem em dia, e mesmo assim a direção continua desconfortável, o problema pode estar na suspensão. Nesse caso, é preciso fazer uma revisão.

A Dinamicar é uma loja de pneus no Rio de Janeiro que tem uma equipe de mecânicos experientes, que fazem a revisão completa em todos os modelos de veículos. É preciso checar se o carro está com buchas estragadas ou rasgadas, com folgas nos coxins ou calços, além de danos nas bieletas. Também é preciso testar os amortecedores do carro. Todas as peças desgastadas precisam ser trocadas para garantir estabilidade ao veículo.

Vibrações na direção do carro

Alguns fatores podem prejudicar a estabilidade do veículo e fazer a direção hidráulica vibrar de maneira excessiva. Nesse caso, é ideal fazer uma avaliação em uma loja de pneus no Rio de Janeiro, como a Dinamicar, que também tem oficina especializada em mecânica.

Em alguns casos, fortes vibrações são percebidas pelo condutor no momento da frenagem. Isso pode acontecer caso o disco do freio esteja empenado, necessitando da troca do componente para que a estabilidade no carro volte à normalidade.

Mantenha altura e peso do carro dentro dos padrões originais

Carros que são rebaixados e carregam excesso de peso podem ficar realmente muito instáveis. A estabilidade do carro pode ser seriamente afetada se houver alteração no projeto original. Afinal de contas, as montadoras investem em muita tecnologia de engenharia automotiva para obter a melhor eficiência aerodinâmica.

Caso o centro de gravidade do carro seja alterado, o veículo pode ficar realmente descontrolado na hora de dirigir, algo muito perigoso. Quem realizou alguma mudança na aerodinâmica do carro e deseja recuperar as características originais, pode procurar a Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro, que tem mecânicos experientes que trabalham com todas as marcas e modelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *