Envelopamento de carro: o que é e quais as vantagens?

Enviado por Comandante em 27 de Janeiro de 2021
27 de Janeiro de 2021
Envelopamento de carro | DINAMICAR PNEUS

Quando um veículo fosco passa na rua, todos o observam. A sua característica o diferencia dos demais. No entanto, a customização de automóveis vai além desse tipo de acabamento. Isso porque o envelopamento de carro oferece um leque de opções para aqueles que o adotam. Você sabe exatamente o que é esse serviço e quais são os benefícios que ele oferece? Para descobrir as respostas dessas questões, continue a leitura!

O que é envelopamento de carro?

Também chamado de plotagem, o envelopamento de carro é um serviço de aplicação do revestimento adesivo sobre a lataria. Sendo forte tendência nos Estados Unidos desde 1990, ele surgiu no Brasil depois, mas logo conquistou os proprietários de veículos. Muitos decidem envelopar para customizar a cor e/ou o acabamento do automóvel. Outro motivo pelo qual escolhem plotar é a preservação de danos à pintura original, que podem acontecer por causa de raios UV, poeira, pedras pequenas e fezes de animais.

O que a legislação exige sobre o envelopamento de carro?

Para fazer o envelopamento de carro, é importante estar atento à lei sobre o assunto. Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) regulamenta que o máximo permitido de modificação da cor do veículo é de 50%. Caso o motorista exceda esse limite, deve solicitar ao Detran a atualização da alteração no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

No entanto, essa norma é válida somente em caso de mudança de cor. Ou seja, se o automóvel tem pintura original preta e o envelopamento for na mesma tonalidade, não é necessário fazer o registro, mesmo que altere o acabamento, seja brilhoso ou fosco. Mas, se o veículo for vermelho e a plotagem for azul em toda a lataria, é obrigatório atualizar o documento.

Vantagens do envelopamento de carro

Está enganado quem pensa que a customização e proteção da cor original são as únicas vantagens do envelopamento de carro. Veja abaixo os benefícios adquiridos pelos condutores que optam por esse serviço!

  • Variedade de cores, acabamentos, texturas e estampas;
  • Custo inferior ao preço da pintura automotiva;
  • Rapidez do processo de envelopamento - a plotagem é feita de um a três dias, enquanto a pintura demora de duas a três semanas;
  • Possibilidade de remover o adesivo quando desejar, sem prejudicar a pintura.

Cuidados com o envelopamento do carro

Com o envelopamento do carro, o motorista tem muitos benefícios garantidos. Mas é fundamental ter atenção com o pré, durante e pós uso dele. A durabilidade pode depender da qualidade do material utilizado e da cor escolhida. Então, analise esses fatores antes da aplicação. Outro fator importante nesse quesito, é a exposição prolongada à chuva e ao sol. Caso isso aconteça com frequência, será necessário fazer reparos. Por fim, quando há plotagem apenas em algumas partes, o automóvel pode ficar com cores diferentes na pintura depois da retirada do adesivo.

O envelopamento do carro requer cuidados essenciais, assim como tudo o que envolve um veículo. A manutenção preventiva é fundamental em qualquer item ou sistema para evitar problemas. Para que seu carro esteja sempre em plena condição de uso, conte com a Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro. Realizamos revisão e check-up para averiguar possíveis danos e troca de peças desgastadas. Para receber o atendimento de nossos profissionais qualificados, vá em uma de nossas lojas, que ficam em Botafogo, Campo Grande, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Olaria, Vila Valqueire, Maracanã, Recreio e na Barra da Tijuca.

Categorias