Clique e ligue já Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp
X
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp







    Entenda o funcionamento da bomba de combustível

     

    Parte fundamental do sistema de injeção do veículo, a bomba de combustível necessita de alguns cuidados para garantir o seu funcionamento correto e durabilidade. Responsável por bombear o combustível do tanque para o sistema de alimentação do motor, proporcionando todas as suas condições de trabalho, como carga, rotação e temperatura.
    Tipos de Bomba de Combustível

    Podem ser encontradas em dois tipos: mecânica e elétrica. O primeiro é mais comum em carros carburados e seu funcionamento é feito através de um eixo. O segundo tipo é mais moderno, sendo acionado por um motor elétrico. Esse modelo é frequentemente encontrado nos veículos equipados com injeção eletrônica.

    Podemos dividir as bombas de combustível elétricas em dois tipos, interna e externa ao tanque. A interna trabalha submersa aspirando o combustível diretamente do fundo do tanque para as mangueiras de abastecimento que ligam aos bicos injetores. A externa trabalha fixada ao chassi do veículo, próxima ao tanque ou ao motor, sugando o combustível do tubo coletor localizado no tanque

    Também podem ser classificadas em modular e não modular. O modelo modular possui um reservatório de plástico que aloja a bomba, nesse caso medidor de combustível e filtro são substituídos em conjunto. No modelo não modular os componentes podem ser trocados individualmente.

     
    Componentes da Bomba de Combustível
     

    Motor Elétrico
    Conjunto de Alta pressão
    Pré-filtro

    Sinais de que a bomba de combustível precisa ser substituída
     

    Falhas no motor do veículo devido à pressão ou vazão insuficiente e baixo desempenho podem ser sinais de que a bomba de combustível está apresentando sinais de desgaste. Rodar com o carro com o nível de combustível abaixo do recomendado pela montadora no manual do proprietário pode ser um agravante, pois a bomba é refrigerada pelo combustível.

    Para a bomba não há manutenção, por isso é importante, para prolongar a sua vida útil, estar atento ao prazo de revisão das suas peças correlatas. O seu bom funcionamento dependerá diretamente das condições das peças componentes do sistema de alimentação, como filtros de combustível, pré-filtros e mangueiras. Abastecer com combustíveis confiáveis e de qualidade também é muito importante.

    A Dinamicar Pneus possui diversos serviços de manutenção veicular que irão prolongar a vida útil do seu veículo e mantê-lo como novo. Ligue e agende já uma revisão!

    Desenvolvido por Agência de Marketing Digital Fizzing