A direção hidráulica já está virando uma necessidade. O conforto ao conduzir um veículo é infinitamente superior aos de direção comum. Quem já dirigiu um carro antigo, sabe quão pesado ele fica na hora de fazer uma baliza, ou estacioná-lo na garagem. Mas de que forma funciona a direção hidráulica?
Primeiramente é importante entender o funcionamento da direção. Quando o motorista gira o volante, a barra de torção movimenta uma engrenagem chamada de pinhão, dessa forma, uma peça chamada cremalheira se move em sentido contrário a que o volante foi virado, o que estabelece o movimento das rodas do veículo. Sem a direção hidráulica, a direção fica pesada, pois a força do condutor é determinante nesse processo.
Em veículos com direção hidráulica, o comando da direção é facilitado, pois o trabalho é realizado de forma hidráulica. Há um fluído armazenado em um reservatório, que é bombeado até uma peça localizada na barra de torção na hora que o motor entra em funcionamento. Dessa forma, o manuseio do volante é facilitado e a direção fica leve e confortável.