Quem espera sempre alcança, esse é o provável slogan interno da GM há alguns anos. Sim, estamos falando de sua motorização para carros de passeio, pois há mais de 30 anos tínhamos nas ruas resquícios daquele propulsor idealizado para o Monza Hat. A linha de motores PowerTech, há algum tempo, parecia mais uma pedra no sapato da montadora.
Em carros como o novo Vectra, Meriva e outros da linha equipados com esse antigo projeto, a reclamação maior era de ser um motor beberrão. Pois bem, isso parece que despertou a gana por mudanças internas e após muita espera, surgiu o Ecotec 6, que chegou na versão 1.8 16v, mas hoje já equipa o Chevrolet Sonic na versão 1.6 16v. A linha usa lubrificante mineral com troca de óleo a cada 5 mil km.
Entenda a diferença
Na antiga família de motores da GM, assim como em uma grande parte dos projetos antigos, a base do motor (bloco) e todo o resto, eram constituídos de aço. Com a evolução, mas sem abandono do projeto inicial, foi trocada a parte superior do motor (cabeçote) por uma versão em alumínio, entretanto o motor continuava beberrão.
O Ecotec 6 é 100% em alumínio, o que reduz significativamente o peso do equipamento. Sendo menor o peso, a facilidade para desenvolver velocidade é naturalmente superior, além de não comprometer sistemas de suspensão, evita-se comprar pneus, já que há uma pressão menor sobre os compostos, devido ao maior equilíbrio do carro.
Além disso, a maior parte das versões (exclui-se a versão 2.0 8v) é composta por um comando duplo e variável, que dá uma equilibrada em baixas rotações (crítica maior que sofrem os motores 16v), além de proporcionar economia de combustível. Outro fundamento essencial no Ecotec é o fato de ser um propulsor com câmbio de 6 marchas.
Na prática é: a 5ª tem uma condição de atingir velocidade plena, com um escalonamento 5+E e a 6ª muito mais longa, proporcionando uma calmaria de baixa rotação, economizando combustível e dando conforto no toque, principalmente em estrada.
Qual a potência desse novo motor GM?
Para quem entende a qualidade do motor em números, podemos citar o 1.8 16v rende 144cv, enquanto o 2.0 8v chega aos 133/140, usando gasolina e etanol, respectivamente. A versão 1.6 16v, chega aos 120cv usando gasolina e 115cv usando etanol. Os críticos, dessa vez, parecem sem argumentos suficientes para interpelar a GM, o novo Ecotec 6 tem o objetivo de devolver a montadora aos tempos áureos do Monza, Opala e outros que fomentaram sua fama.