Disco de freio: quando substituir?

Imagem de manutenção de disco de freio de carro | Disco de freio: quando substituir?

A troca do disco de freio é essencial. Quando falamos de carros e os cuidados necessários, dentre todos os motivos para que tenhamos uma atenção extra, a segurança é sempre o principal argumento para que não atrase revisões e não negligencie itens importantes. Não só a segurança de quem utiliza o veículo, mas também de todos que compartilham as vias, estradas e o espaço público. É essencial pensar que as suas atitudes influenciam diretamente nos outros.

Os discos de freio são peças essenciais para o funcionamento do veículo, eles ficam fixados às rodas e são pressionados pelas pastilhas de freio quando o condutor aciona o freio.O desgaste desta peça é natural e elas precisam ser substituídas regularmente. O sistema de disco de freio é encontrado, tradicionalmente, no eixo dianteiro da maioria dos veículos no Brasil.

Mas, a pergunta que muitos se fazem é qual o momento certo de trocar os discos de freio do carro. Existe uma regra que diz que eles devem ser trocados a cada 40 mil quilômetros, mas é importante verificar o funcionamento a cada 20 mil quilômetros rodados. Um profissional qualificado, que pode ser encontrado em lojas especializadas, saberá dizer se o disco atingiu a espessura mínima recomendada pelo fabricante e então, sugerir trocar a peça

Como saber se é preciso trocar os discos de freio?

É importante que o motorista esteja atento a alguns sinais que o próprio veículo irá dar e então fique nítido o momento para a revisão relacionada aos discos de freio. Separamos alguns itens que podem chamar atenção e indicam um possível problema nesta peça específica.

  • Vibração do veículo ao acionar o freio;
  • Caso haja dificuldade para frear o carro, exigindo mais força no pedal e levando mais tempo para redução da velocidade;
  • Como já dissemos, após atingir os 40 mil quilômetros rodados.

A troca dos discos de freio é essencial para garantir a segurança dos passageiros e de todos que compartilham o uso do espaço público, como ressaltamos no início deste texto. Por isso a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, aconselha que a revisão seja feita ao menor sinal de problema ou ao atingir a quilometragem recomendada. Além disso, garantimos um atendimento de qualidade, profissionais especializados e peças de ponta para a revisão e conserto do seu veículo.

Caso esteja com suspeitas de que o disco de freio do seu veículo precise ser trocado, procure a sua Dinamicar Pneus mais próxima e faça uma revisão preventiva do seu veículo. Veja todas as lojas Dinamicar unidades e escolha a mais próxima de você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *