Assim que você entra no posto, é possível perceber que existem várias opções de gasolina para escolher. Normalmente as pessoas escolhem a opção mais econômica, porém às vezes o barato sai caro, já que nem sempre o que é bom para seu bolso é bom para seu carro. Primeiro, é importante levar em conta o tipo de gasolina que requer o motor. Por exemplo, um veículo flex tem capacidade de aceitar diversos tipos de combustível. Por outro lado, um motor de Santana, o bom e velho AP, só tolera uma espécie de combustível.
Antes de abastecer pense em alguns outros fatores: qual foi a recomendação do vendedor na hora da compra? A qualidade da gasolina nesse posto de gasolina é confiável? Qual tipo vai ajudar no desempenho do seu carro? A seguir, vamos descrever as diferentes características existentes nos tipos de gasolina do mercado para você saber reconhecer aquela que mais favorece seu veículo e a mais adequada.
Tipos de gasolina
Comum
É aquela que sai direto das refinarias e pode ser encontrada em todos os postos da mesma forma, já que não contém nenhuma substância extra além do enxofre natural na composição de toda gasolina e o 25% de etanol anidro, medida obrigatória estabelecida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O índice de octanagem é 87.
Aditivada
Para ser considerada aditivada, a gasolina deve conter agentes detergentes e dispersantes, os quais vão limpar o sistema combustível. Embora tenha o mesmo índice de octanagem, enxofre e etanol obrigatório que a comum, muitas marcas enriquecem a gasolina aditivada colocando substâncias que protegem o motor e reduzem a fricção. Às vezes são adicionados corantes para distingui-la.
Mesmo com esses benefícios, o uso desses aditivos deve ser moderado, já que a sujeira retirada do fundo do tanque é levada até os bicos e pode entupi-los. Fique atento e confira o manual do seu carro para saber se o fabricante recomenda o uso deste tipo de combustível e, caso surjam problemas, faça uma revisão de injeção eletrônica. Na Dinamicar Pneus, temos profissionais capacitados para resolver este tipo de falhas.
Premium
A gasolina premium contém, como a aditivada, agentes detergentes que conservam o motor, porém sua característica principal é maior octanagem, um índice de 91. Consequentemente, o carro tem melhor eficiência. Esse tipo de combustível não é compatível com todos os carros porque só aqueles de alta compressão conseguem se beneficiar desses componentes.