Deixar seu carro em um estacionamento nem sempre garante que ele estará seguro, ainda mais quando é preciso deixar a chave nas mãos de manobristas pouco profissionais. Entregar o seu veículo a terceiros sem saber certas informações básicas sobre o estabelecimento ou serviço pode resultar em surpresas desagradáveis.
Você conhece alguma história de alguém que ficou no prejuízo ao deixar o carro em desses estabelecimentos? Um risco na pintura, um estepe que sumiu, um arranhãozinho no para-choque? Pensando nisso, o Blog da Dinamicar separou 6 dicas para você estacionar com segurança.
Estacionamento legalizado
Este é o primeiro passo. Veja se no estabelecimento existem placas visíveis que indiquem as tarifas cobradas, o número de vagas disponíveis e as informações sobre o seguro. Nos estacionamentos de shoppings, lojas de departamento, supermercados e empresas, por exemplo, são obrigatórias que essas informações sejam visíveis.
Sem essas garantias, fica mais difícil cobrar da seguradora eventuais prejuízos causados em seu veículo.
Atenção ao estepe
Esse é um dos principais prejuízos para quem faz uso de estacionamentos e tem estepe afixado na parte externa do carro. Quando é notada a falta do estepe, pode ser tarde demais. Uma dica é mostrar ao manobrista ou vigilante que o estepe está ali e, quando voltar, conferir se ele permanece no mesmo lugar. Trocar o segredo do porta-malas ou acorrentá-lo junto ao carro pode ser uma boa maneira de evitar eventuais furtos.
Não se esqueça, assim como o estepe, objetos como bolsas, relógios, celular não devem ficar à mostra.
Tamanho da vaga
Prática cada vez mais comum, muitos estacionamentos diminuem o tamanho das vagas para aumentar o número de lugares disponíveis. Antes de estacionar, verifique se o local ao menos é grande o suficiente pra abrir as portas do veículo e evitar as famosas “encostadinhas”. Se o estacionamento for legalizado, informações como o tamanho das vagas você pode encontrar na entrada do estabelecimento. Se o seu veículo for de grande porte, como SUV´s e vans, redobre o cuidado.
Faça um vistoria
Antes e depois de deixar o seu veículo em um estacionamento, verifique o estado do mesmo. Assim, você fica sabendo o estado do carro e se, quando for embora, houver alguma surpresa, você poderá cobrar os seus direitos. Outra dica é realizar uma vistoria regularmente, assim você terá comprovado o estado do seu carro antes do período em que esteve no estacionamento.
Horário de funcionamento
Pode parecer bobo, mas muitas pessoas não se preocupam com um detalhe fundamental, que é verificar o horário de funcionamento do estabelecimento. Seria desagradável ir para um show e na volta dar de cara com os portões do estacionamento fechados, por isso, procure se informar e não corra o risco de ficar na mão!
Peça a nota fiscal
Nunca se esqueça de pedir sempre a nota fiscal, com ela, é possível comprovar a data e horário em que seu carro ficou no estacionamento. Essa é a melhor forma de comprovar que, caso haja uma multa, você prove que não era você que estava dirigindo o carro naquele espaço de tempo.
Em caso de que qualquer tipo de dano ou roubo no automóvel, os estacionamentos legalizados devem se responsabilizar e arcar com os prejuízos, o mesmo vale para estabelecimentos comerciais que oferecem serviços gratuitos. Fuja dos problemas e procure sempre estacionamentos que ofereçam serviços profissionais e com garantias.
Gostou das dicas? Cuidar do seu carro é sempre importante. Nós da Dinamicar Pneus sabemos disso, por isso oferecemos a você as melhores opções de produtos. Conheça uma de nossas lojas!