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    Dicas para calibrar o pneu

    A fabricante Bridgestone fez uma pesquisa em sete países da América Latina, e avaliou cerca de 9 mil veículos. A pesquisa aponta que um a cada sete motoristas rodam com os pneus abaixo do limite de segurança (9 psi). De acordo com os especialistas no assunto, um pneu mal calibrado pode perder até 30% da sua vida útil, gerando gasto exagerado da banda de rodagem, de suas paredes laterais e ainda eleva o consumo de combustível.

    Para o bom funcionamento do carro e maior conforto, mantenha a calibragem do pneu sempre em dia. A calibragem deve ser feita sempre a frio porque os pneus se aquecem ao rodar e o calor provoca o aumento da pressão. Por exemplo: com os pneus frios, a pressão do pneu de um caminhão estava a 90 lb/pol2 e após rodar alguns quilômetros, a pressão foi medida novamente e havia subido para 100lb/pol2.

    Lembre-se que a calibragem deve ser feita com calibrador aferido. Não importa o modelo do calibrador, o que interessa é que ele esteja devidamente aferido. Não se esqueça que a calibragem deve ser feita semanalmente. Calibre o estepe também e use a tampinha da válvula para evitar a entrada de sujeira.

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