Dicas importantes sobre troca de óleo do carro

foto detalhe de óleo do carro | Dicas importantes sobre troca de óleo do carro

Se você é daqueles motoristas do tipo esquecidinho, é bom ficar de olho! Geralmente, o lembrete da próxima troca de óleo fica pertinho do volante, ali, colado na parte superior do para-brisa do carro. Aquele adesivo com algumas anotações é como uma agenda do motor do seu carro.

Entre todos os componentes de um veículo, podemos dizer que o óleo é um dos fundamentais para que você consiga ir de um lugar a outro. Por isso, é de extrema importância ficar sempre atento à quilometragem que está no painel e se programar para as trocas futuras do óleo.

Pode parecer um simples detalhe, mas a troca de óleo do carro é o que ajuda no seu bom funcionamento e desempenho. Rodar com o veículo por aí fazendo barulhos não é nada agradável, não é mesmo? Pior ainda se os ruídos vierem do motor. Um dos papéis do óleo é evitar que isso aconteça.

Essa substância mantém todas as partes do coração do carro lubrificadas. Com isso, não são apenas os ruídos que são evitados, também é evitada a probabilidade de falhas na partida, sem perda de potência do motor nem aumento do consumo de combustível.

Não trocar o óleo do carro com a frequência correta é correr o risco de ter grandes prejuízos. Fazer com que o carro trabalhe com o motor seco, por exemplo, faz com que ele seja danificado, podendo até fundir.

Por isso, fique sempre de olho e não deixe de trocar o óleo do carro no tempo correto. O ideal é tentar fazer a substituição do produto antes que ele ultrapasse a quilometragem prevista. O número escrito naquele adesivo colado no para-brisa tem a finalidade de controlar o prazo de validade do óleo.

Como fazer uma boa troca de óleo do carro?

O primeiro passo para fazer a troca de óleo é saber escolher o produto adequado para cada modelo de veículo. Dependendo do tipo do óleo escolhido, a troca pode acontecer a cada 5 ou 20 mil quilômetros rodados.

Evite deixar o mesmo óleo no motor por mais de 6 meses, mesmo que não atinja a quilometragem indicada. Caso não efetue a troca no prazo certo, uma das consequências é que a bomba de óleo pode ser danificada.

Lembre-se também que não basta ir ao supermercado ou centro automotivo e escolher qualquer produto. Antes de trocar o óleo do carro, consulte o manual do veículo e tenha certeza do tipo de óleo indicado.

Outra dica importante é sempre ficar atento ao nível do óleo. Para consultar como está o volume do seu carro, procure um local plano para não influenciar no resultado. Dê preferência para fazer a conferência do nível antes de ligar o carro, no começo do dia, com o motor ainda frio.

Levar o carro sempre ao mesmo lugar para efetuar a troca de óleo também é uma dica importante. Além de ter a certeza de que será bem atendido, o produto utilizado no seu carro será de qualidade. Com um mecânico de confiança, será mais fácil descobrir e reparar possíveis problemas relacionados ao óleo, pois o profissional conhece o seu carro e sabe quando há algo de errado.

A dica crucial para uma boa troca de óleo do carro é ficar sempre atento e ter o costume de trocar o óleo dentro do prazo correto. Assim, você evita danos mais sérios ao motor e prejuízos desnecessários.

Procure por lojas especializadas no setor automotivo. A Dinamicar Pneus, loja e pneus no Rio de Janeiro, é o melhor centro automotivo da cidade e tem os mais qualificados produtos para realizar a troca de óleo do carro. Procure um de nossos colaboradores e deixe com quem realmente entende do assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *