Dicas de como dirigir na neblina

Enviado por Comandante em 29 de Abril de 2021
29 de Abril de 2021
neblina

Nessa época de outono/inverno, a neblina pode ser formada e, assim, atrapalhar a condução dos motoristas. Esse fenômeno natural é como um obstáculo, que prejudica a visão da via. Por causa disso, a segurança dos ocupantes do automóvel é comprometida e muitos acidentes acontecem. Sendo assim, iremos apresentar nesse artigo algumas dicas de como dirigir na neblina para te ajudar. Confira!

Como dirigir na neblina?

A neblina é gerada quando o ar quente e úmido entra em contato com uma área mais fria perto do solo. Ela é composta por nuvens próximas à superfície. A neblina costuma ser criada, principalmente, em locais de serras e morros. Mas a forte formação de nuvens impede que o motorista tenha uma vista completa da rua. Para evitar passar por problemas, veja abaixo alguns cuidados importantes a seguir quando estiver nessa situação.

Diminua a velocidade e fique distante dos outros carros

Ao perceber que a neblina está forte e sentir que não consegue ver a via totalmente, é importante que você reduza a velocidade do automóvel. É necessário ter cuidado para não frear bruscamente e evitar que o motorista do carro de trás bata com o seu. Afinal, ele também pode estar com baixa visualização da rua. Por isso, também é essencial que você mantenha seu veículo distante dos outros.

Use os faróis baixos

Muitos motoristas costumam ligar os faróis altos quando há neblina. Eles acreditam que isso pode ajudar na questão da pouca visibilidade. Mas a verdade é que os faróis baixos são os ideais nesse momento. Isso porque os de alta potência refletem a luz na neblina e prejudicam a visão dos motoristas, principalmente os que circulam em sentido oposto. Por isso, sempre acione os faróis baixos ao trafegar com neblina.

Atente-se às sinalizações

Estar atento às sinalizações é sempre necessário. No entanto, em caso de neblina, é ainda mais importante seguir indicadores. Observe as placas e faixas no solo para acompanhar o caminho certo e não se desviar dele. Isso é fundamental para não causar um acidente. Além disso, tenha atenção em relação a sons de buzinas e freadas que possam apontar situação de riscos.

Não pare no acostamento 

Caso tenha muita dificuldade em dirigir em meio à neblina, estacione, se possível. Mas nunca pare no acostamento ou na via. Busque fazer uma parada em um local seguro, como um posto de gasolina movimentado. Espere a forte neblina amenizar ou cessar para continuar seu trajeto.

Faça a manutenção do carro para evitar riscos na neblina

Ao trafegar em meio à neblina, você corre muitos riscos. Para evitá-los ao máximo, você deve fazer a manutenção do carro. Aqui na Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro, você encontra profissionais experientes para que seu automóvel funcione perfeitamente. Além da venda de pneus das melhores marcas do mercado, também fazemos a troca dos pneus, o que garante maior aderência ao solo úmido pela neblina. Também oferecemos muitos outros serviços automotivos em nossas 9 lojas. Vá até a mais próxima e não deixe de cuidar do seu carro!

Categorias