Dicas e cuidados com amortecedores do carro

foto detalhe de amortecedor do carro | Dicas e cuidados com amortecedores do carro

Os amortecedores são peças essenciais para os automóveis. E para garantir que esse componente veicular esteja sempre em perfeito estado, é importante tomar alguns cuidados especiais.

Qual é a função dos amortecedores?

Para descobrir quais os cuidados que o condutor precisa ter com os amortecedores do carro, é importante saber primeiramente qual é a função dessa estrutura e sua real relevância nos automóveis.

Os amortecedores do carro são responsáveis por uma série de funções nos veículos. São eles que diminuem a distância de frenagem, sustentam o alinhamento das rodas e ainda controlam toda a movimentação das molas do carro. Além disso, esse componente ainda ajuda a conservar os pneus do veículo, diminuindo o desgaste deste item. São muitos benefícios aos automóveis e aos motoristas.

Quais são os cuidados com amortecedores que o motorista precisa ter?

Quando se trata dos amortecedores do carro, alguns cuidados são primordiais. Conheça os principais e veja a importância de cada um deles.

Condução consciente: primeiramente, é importante ressaltar que o motorista deve sempre conduzir o automóvel da forma correta e de maneira consciente. Esse ato já ajuda bastante a manter os amortecedores do carro funcionando corretamente.

Troca dos amortecedores: outro cuidado essencial é realizar a troca desse componente a cada 50 mil quilômetros rodados, no máximo. Assim, o condutor garante a conservação das demais peças do veículo e impede qualquer falha no carro.

Avaliação dos pares: também é importante que o motorista leve o automóvel para um especialista a cada 20 mil quilômetros percorridos, para que esse profissional veja e avalie os pares do carro.

Fique atento aos sinais: por último, é essencial sempre estar atento aos sinais que o próprio automóvel dá quando o amortecedor está apresentando algum erro. Quando essa peça precisa passar por manutenção, é comum que o carro sofra com trepidações e oscilações na hora de conduzir.

O que acontece se o amortecedor não for trocado?

Se o motorista não tiver cuidado e acabar não realizando a manutenção correta dos amortecedores do carro, o veículo pode sofrer uma série de prejuízos. Os principais malefícios são:

Maior risco de aquaplanagem: a falta de troca dos amortecedores pode pode aumentar as chances de o automóvel sofrer um problema de aquaplanagem, algo grave e que pode ser muito perigoso durante a condução em solo molhado.

Risco de dano estrutural: os amortecedores danificados e sem manutenção também podem acabar causando uma transmissão dos impactos ao chassi, o que é extremamente prejudicial ao veículo.

Instabilidade na condução: também é muito comum que os motoristas sofram com a redução na estabilidade dos veículos que estão com os amortecedores deteriorados e velhos.

Menos segurança: um outro fator de risco causado pela falta de troca dos amortecedores é uma maior chance de acidentes, já que há um grande desgaste dos pneus do carro.

Vibração dos faróis: os faróis localizados na dianteira do veículo também falham quando o amortecedor não está com a manutenção em dia, o que acaba causando uma falta de iluminação uniforme.

Além de todos esses prejuízos, a falta de cuidado com a vida útil dos amortecedores também causa um aumento na distância de frenagem e, em caso de emergência, esse fator pode acabar levando a um acidente.

Onde trocar os amortecedores?

Para realizar a manutenção dos amortecedores, é fundamental procurar um local capacitado e com vasta experiência nesse tipo de serviço, como é a Dinamicar Pneus. São anos servindo os condutores e ofertando esse trabalho com qualidade e por um preço justo e diferenciado, sempre prezando pela rapidez e pela eficiência.

O portfólio da empresa também conta com outros serviços, além da troca dos amortecedores do carro. Além disso, o cliente consegue solicitar outros serviços como: alinhamento, conserto das rodas, suspensão automotiva, manutenção do ar-condicionado e muito mais.

Os clientes interessados podem procurar a Dinamicar, loja de peças automotivas no Rio de Janeiro, e solicitar um atendimento personalizado. A empresa conta com diversas lojas Dinamicar em diferentes locais da cidade. Busque a unidade mais perto de você e invista no cuidado com amortecedores do seu carro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *