Dicas de como fazer o combustível render mais

imagem de homem abastecendo combustíivel do carro em posto de gasolina | Dicas de como fazer o combustível render mais

No dia a dia, tudo que o brasileiro quer é economizar. Seja nas compras do mês, na saída para um jantar em um restaurante ou até mesmo na hora de abastecer. Com os preços lá em cima, a Dinamicar Pneus separou para você algumas dicas de como fazer o combustível render mais. Confira!

Muitas vezes, deixamos para abastecer nosso carro quando o tanque já está bem vazio, cabendo a nós recorrer ao posto mais próximo. Essa medida acaba por ser dispendiosa, sendo muito mais inteligente e econômico abastecer antes que o desespero de “ficar na rua” aconteça. Além desta dica, separamos outras para fazer o combustível render mais e seu carro manter o pleno funcionamento por mais tempo. Vamos lá!

Quais as dicas de como fazer o combustível render mais?

Primeiro, aqui vão algumas dúvidas sobre os “macetes” para fazer o combustível render mais, que, na verdade, são todos “conversa”!

Gasolina premium deixa o carro mais econômico?

Se o seu veículo não for um carro esportivo ou não possuir um super motor de alta compressão, não adianta abastecer com gasolina premium que isso é mito. O combustível premium é geralmente destinado para carros de motor com taxa de compressão a partir de 10:1.

Colocar o carro em ponto-morto para descidas ajuda a economizar no combustível?

Outro mito! Além de não reduzir o consumo de combustível de seu veículo, dirigir com o carro em ponto-morto pode ser perigoso e instável para uma direção segura. O consumo de combustível pode até aumentar, ainda mais em carros modernos que funcionam com central eletrônica.

Carros automáticos são mais econômicos?

Não! A caixa automática convencional do veículo não reduz o consumo; muitas vezes, pode acabar aumentando. Isto acontece porque o conversor de torque desperdiça a energia mecânica transferida pelo motor. Além disso, um câmbio automático não considera a chance de o motorista escolher a melhor marcha para o momento.

Motor menos potente ajuda a fazer o combustível render mais?

Motor de menor cilindrada não quer dizer que tenha menor consumo. Carros com motor 1.0 podem consumir até mais que motores superiores, porque tal tipo exige que o motorista pise mais fundo no acelerador para chegar a uma velocidade estável.

Economizador ajuda a fazer o combustível render mais?

Embora a internet esteja cheia de informações relevantes para a melhora de vida das pessoas, há também muitas invenções “geniais” que, na verdade, são propaganda enganosa. Os economizadores a vapor de gasolina, além de não ajudarem a reduzir o consumo de combustível, podem trazer danos ao veículo. Não caia nessa!

Mas, afinal, quais as dicas de como fazer o combustível render mais?

Agora, sim, separamos as verdadeiras dicas que ajudarão o seu veículo a aumentar o rendimento do combustível e facilitar o seu funcionamento. Se liga!

Calibre os pneus regularmente

Geralmente, deixamos para calibrar quando os pneus já estão com aquela famosa “barriga”, implorando por uma calibragem. Evite deixar os pneus nesse estado, pois realizar a calibragem no momento adequado ajuda a preservar a vida útil deles, diminuindo a pressão entre a borracha e o asfalto e, consequentemente, exigindo menor potência do motor, o que gera uma redução no consumo de combustível.

O ideal é fazer uma boa calibragem dos pneus do carro regularmente, de preferência uma vez por semana, antes de fazer viagens longas com o veículo. Nossa dica é aproveitar o final de semana para calibrar no posto mais próximo: assim você não só economiza o combustível, mas também o tempo de seus deslocamentos ao longo da semana.

Faça o alinhamento de direção

Ter a geometria da direção dentro dos parâmetros, ou seja, um alinhamento bem feito, alivia o motor, logo faz o combustível render mais.

Cuidado com onde vai abastecer!

Abasteça em postos de confiança. Aqui, a economia de centavos por abastecer com combustível barato não vale a pena, podendo se tornar um prejuízo, já que combustível adulterado, além de prejudicar o motor, aumenta o consumo.

Fique em dia com a manutenção!

A combustão irregular é um grande causador do aumento de consumo de combustível. Usar gasolina aditivada pode impedir o aumento a médio prazo do consumo de combustível, pois ela não gera depósitos carboníferos. Trocar os filtros de ar também é uma ótima opção, já que os filtros, quando entopem, provocam um excesso de combustível na mistura, aumentando o seu consumo.

Onde posso fazer a manutenção do meu carro?

O mais importante é cuidar para não faltar. Por isso, medidas cautelares na direção e manutenção são necessárias para um melhor funcionamento de seu veículo. Na Dinamicar Pneus, loja de manutenção veicular no Rio de Janeiro, você encontra os melhores serviços da cidade para que seu carro esteja em pleno funcionamento e, claro, faça o combustível render mais. São nove lojas espalhadas pela cidade. Visite a Dinamicar mais próxima de você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *