Altura do carro, essa é uma questão polêmica e que chama a atenção de muitos proprietários de automóveis apaixonados por transformação automotiva. A distância entre o chão e o chassi é uma das situações que mais chama a atenção quando se fala de tuning. A verdade é que nenhum dono de carro apaixonado por personalização está preocupado com eventuais danos ao fundo do carro, logo, os dois tipos de modificação são válidos.
Para escolher o que fazer no seu carro, você deve observar que tipo de roda está usando, já que quanto maior a roda, maior a sensibilidade em cima do chassi e maior também é a sensação de proximidade com o chão.
Tipos de rebaixamento
Abaixo, entenda os dois tipos de modificação e escolha o que mais combina com você! Não existe certo e errado, use o que mais lhe agrade como estilo.
Alteração das molas
Pode ser feito de algumas formas. Os mais clássicos são: retirada de elos da mola, ou diminuição da distância entre estes elos com uso de calor. Estes procedimentos são bastante comuns e deixam seu carro da altura que você quer, de forma permanente, sendo necessário o uso de amortecedores um pouco mais resistentes. Para reverter, apenas trocando as molas.
Suspensão à ar:
Os motoristas mais estilos e que gostam de evidenciar suas mudanças preferem este investimento. O mecanismo consiste em um compressor de ar que gera pressão para uma bolsa de ar que substitui as molas da suspensão. Você pode erguer o carro ou abaixá-lo por meio de botões no painel, visualizando a pressão das bolsas por meio de manômetros instalados internamente.
Suspensão em rosca:
A altura do carro, com este tipo de modificação, pode ser alterada a qualquer momento por meio de uma catraca de ajuste. Essa alteração é feita de forma mecânica, já que seu acionamento é externo. É muito usada por donos de carro que permeiam por diversos tipos de estradas diferentes como urbano/rural.
No seu estilo!
Não adianta pensar se existe melhor ou pior para fazer quanto a altura do carro. Siga seu projeto de tuning e deixe o carro no seu estilo. Lembre-se que cada suspensão modifica a pressão sobre as rodas, logo, escolha rodas de liga leve que vão suportar tais mudanças, não importa o tamanho e sim a sua resistência. Após isso, é só deixar o motor roncar!