Para você conservar seu carro, nós da Dinamicar Pneus selecionamos 10 dicas simples que podem fazer grande diferença na vida útil de seu veículo. As dicas envolvem desde manutenção à forma como você dirige.
Combustível na reserva
Andar com o combustível na reserva aquece excessivamente a bomba de combustível, podendo queimá-la. Como ela fica dentro do tanque, o combustível também serve para resfriar o motor elétrico, que fica alojado dentro da bomba. Ao deixar o tanque na reserva a troca térmica não acontece e pode ocorrer um superaquecimento, diminuindo a vida útil da bomba.
Passe reto e devagar nos quebra-molas
Passar em quebra-molas em diagonal para evitar que a lombada atinja a parte de baixo do carro pode causar rompimento nos pontos de soldas e torções, causando assim, estalos e barulhos que, às vezes, são difíceis de serem identificados. Por isso, o melhor é passar nesses pontos perpendicularmente e devagar.
Pneus encostados na calçada
Quando você encosta as rodas do carro em um calçada para prendê-lo com mais segurança, na verdade está forçando o rolamento, o que pode causar danos, gerar ruídos e até provocar travamentos.
Movimentar o volante com o carro parado
Girar o volante do veículo quando ele estiver parado e, principalmente, com as rodas na calçadas vai sobrecarregar todo o sistema de direção hidráulica, o que pode danificar os retentores e provocar um vazamento de óleo hidráulico. Sendo assim, só gire o volante com o veículo em movimento.
Pé na embreagem
A vida útil do sistema de embreagem vai depender do costume do motorista em deixar ou não o pé sobre o pedal de embreagem. É um hábito que alguns motoristas têm e nem se dão conta. Parar numa subida e segurar o carro usando a embreagem e o acelerador pode diminuir em até 50% a durabilidade do sistema.
Andar em ruas alagadas
Como já mostrado aqui no blog da Dinamicar Pneus, evite passar por áreas alagadas, pois isso pode diminuir a vida útil dos rolamentos e esticadores de correia, pois eles serão molhados e podem enferrujar. Se o carro for usado, a atenção deve ser maior.
Descer ladeiras desengrenado
Muita gente pensa que descer ladeira na famosa “banguela”, economiza gasolina, mas na verdade isso gasta mais combustível e exige mais dos freios, já que superaquece os freios causando falhas, além de poder empenar os discos. Por isso, desça sempre engrenado, assim a injeção eletrônica não injeta combustível, nem sobrecarrega os freios.
Arrancar e reduzir bruscamente
Quando você arranca ou reduz de forma intensa, o motor, que é apoiado em cima de coxins, com funções de absorver os movimentos e as vibrações, pode ser danificado com o passar do tempo. Por isso evitar essas atitudes ajuda na longevidade de seu carro.
Óleo fora da validade
A troca de óleo é sempre importante para a vida útil do motor, por isso é bom fazer a troca sempre nos prazos certos. Não passar do tempo determinado é fundamental, pois mesmo que por pouco tempo ou pequena quilometragem, o óleo velho acaba danificando o motor.
Carro desalinhado
O desalinhamento do veículo é a principal causa de desgaste dos pneus e de esforço das peças de suspensão dianteira. Em carros hidráulicos, normalmente os problemas só aparecem quando os pneus dianteiros já foram desgastados. Assim, fica muito mais barato fazer o alinhamento dentro dos prazos corretos.
No Rio de Janeiro, para deixar seu carro preservado e dentro das melhores condições de uso, conte com a Dinamicar Pneus, que além de fornecer os melhores pneus das melhores marcas, realiza serviços como balanceamento e alinhamento. Faça-nos uma visita!