Muitos motoristas, ao tentar tirar o máximo de desempenho dos seus veículos, acabam forçando demais o motor e prejudicando peças importantes para o seu funcionamento. Alguns hábitos comuns contribuem para a diminuição da vida útil do motor, como excesso de peso e acelerar o carro antes de desligar, por isso devem ser evitados.
Deixar o motor trabalhando em rotações baixas com marchas altas engatadas compromete o propulsor pois o torque fica abaixo do necessário. Ficar com o pé no pedal de embreagem enquanto dirige causa desgaste antes do tempo no conjunto de discos e platô.
Mantenha as peças do seu veículo em bom estado seguindo alguns cuidados básicos
Não acelerar o carro desnecessariamente
Não deixar o motor esquentar quando o veiculo estiver parado
Nunca descer ladeira em ponto morto
Não apoiar o pé no pedal de embreagem enquanto dirige
Não segurar o carro no pedal de embreagem e acelerador quando estiver em uma ladeira
Verifique sempre o nível de óleo
Fazer o carro pegar no tranco aumenta o risco de superaquecimento do motor
Em dias de temperatura muito fria não deixe o carro aquecendo por muito tempo, o ideal é que a temperatura seja atingida com o carro em movimento. É muito importante sempre observar o nível do óleo lubrificante e ao completar tome cuidado para que não ultrapasse o nível recomendado. Óleo em excesso suja as velas e prejudica a queima de combustível, elevando o consumo e tornando o carro mais lento devido a perda de potência.
Quando for verificar o nível da água e do óleo lubrificante, certifique-se de que o motor esteja frio, isso ajudará para uma aferição mais precisa. Abrir a tampa do reservatório de água com o motor quente aumenta o risco de despressurizarão de todo sistema de arrefecimento, gerando bolhas de ar que irão impedir a circulação da água nas tubulações, aumentando risco de superaquecimento.
A troca do filtro de óleo deve ser feita de acordo com as informações do manual do proprietário, mas alguns especialistas recomendam que o ideal é substituir a peça toda vez que for feita a substituição do lubrificante. O filtro de ar deve ser substituído no período de 15 a 20 mil quilômetros ou conforme orientações da montadora, em locais de grande concentração de poeira, a troca deve ser feita com maior frequência. Quando o filtro está sujo aumenta o consumo de combustível por causa da perda de rendimento do veiculo.
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