Cuidados com a direção do carro no inverno

imagem de carro dirigindo no inverno | Cuidados com a direção no inverno

Enfim chegou a estação mais fria do ano… Com ela, alguns cuidados com a direção no inverno que devemos tomar. Por mais cariocas que sejamos e adoremos o sol e os lindos dias de praia, também já era hora de chegarem aqueles dias de tempo mais ameno, em que podemos tirar o nosso casaquinho do armário, tomar uma sopa e esquentar dando um abraço bem forte e quentinho em quem a gente gosta. Alguns dizem que as pessoas se vestem melhor no inverno… Isso não podemos afirmar, mas a nossa experiência nos permite dar algumas valiosas dicas de como você deve dirigir o seu carro no inverno.

Sem dúvidas, a primeira e mais importante dica que podemos dar é você manter a manutenção e a revisão do seu carro sempre em dia. Para isso, você pode contar com todos os serviços de excelência da Dinamicar Pneus, sempre pensando em prestar o melhor em manutenção automotiva para os seus clientes. Em um momento em que as pistas ficam mais escorregadias e há maior incidência de dias com neblina, é importante ter bastante atenção com os itens do seu carro. Não somente os pneus!

Dirigir na neblina

Sabe todas aquelas lições que você aprendeu na autoescola sobre a chamada direção defensiva? Você precisará usá-las com especial atenção em dias com condições climáticas mais intensas. Se os temporais e alagamentos são bastante comuns no verão e no outono, agora tendemos a ter chuvas mais persistentes, ainda que tendam a ser menos intensas em climas tropicais como o nosso. A novidade que o inverno traz é a maior incidência de neblina e nevoeiros nas estradas, principalmente em regiões serranas. Você que já pegou a serra rumo a Teresópolis ou Petrópolis sabe bem do que estamos falando e dos cuidados redobrados que devem ser tomados.

Por definição, neblina é a aproximação de uma nuvem do solo, podendo até entrar em contato com ele. Ela é gerada por meio da condensação da água evaporada. Em situações de neblina ou nevoeiro, que trata-se de um tipo de neblina no qual a visibilidade horizontal é inferior a 1 quilômetro, torna-se necessário redobrar a precaução na estrada, principalmente no que se refere a manter distância em relação ao carro da frente e em reduzir bastante a velocidade. Sendo difícil ver um palmo à frente de nós, qualquer distração pode ser fatal. Em situações como essa, também é importante não usar a luz alta.

Dirigir na chuva

Aqui em nosso blog já tratamos diversas vezes sobre dicas para dirigir em alagamentos e temporais. Ainda que eles também ocorram no inverno, nesta estação é mais comum uma chuva mais persistente. Aquela chuva teimosa que não para e deixa o solo bastante úmido e escorregadia, sabe? Muitas vezes, por não estar ocorrendo um temporal e não haver os bolsões d’água assustadores dos temporais, podemos menosprezar as condições de direção quando a chuva não é muito forte, mas é persistente.

Devemos ter bastante cuidado com os pneus, por exemplo. Os pneus cujos sulcos foram se desgastando ao longo do tempo, os chamados “pneus carecas”, são bastante perigosos para os motoristas em situação de pista úmida. Além disso, é fundamental manter a calibragem em dia, com vistas a minimizar os riscos de perda de tração numa curva, por exemplo, ainda mais se também tiver óleo na pista. “Maneire” na velocidade também, afinal ninguém aqui é um Ayrton Senna ou está nas pistas de Fórmula 1 para dar um show em Donnington Park, Monaco ou Interlagos. Como diz o slogan da campanha Maio Amarelo, “no trânsito, o sentido é a vida”. E, é claro, a integridade material do seu carro também, afinal ninguém quer ter gastos extras com reparação automotiva em caso de acidentes, fora todas as outras dores de cabeça que vêm junto no pacote.

Derrapei na curva… E agora?

Imagine a seguinte situação… Você vira o volante numa curva com pista úmida e o carro não vira o quanto você gostaria, pois há menos tração na rodovia. Numa situação como essa, um erro comum é virar ainda mais o volante, o que não é recomendado, pois não foi devido a uma falta de movimento suficiente que isso ocorreu. A principal dica para uma situação como essa é reduzir a velocidade e pisar no freio de forma gradativa (se não houver um obstáculo imediato, claro, o que exigiria uma frenagem mais brusca), ou seja, de forma não abrupta.

Caso seu carro perca a traseira, é importante frear, por mais que seja de forma ríspida e brusca, a fim de retomar o controle do veículo. Para evitar aquelas “rodadas” que vemos nas pistas de corrida, deve-se girar rapidamente a direção para o lado para o qual a traseira saiu. Um grande erro, portanto, é jogar a frente para o lado oposto, o que aumenta muito os riscos de o carro rodar na pista e provocar um acidente. É importante, portanto, que a frente compense a mudança de eixo provocada pela traseira.

Manutenção automotiva é na Dinamicar Pneus!

A Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, está à sua disposição para realizar todos os serviços de prevenção e revisão no seu carro, te ajudando com os cuidados com a direção no inverno. Afinal de contas, é sempre melhor prevenir do que remediar. Previna-se para situações que você pode enfrentar ao volante durante os meses do inverno. Temos nove lojas espalhadas pelo Rio e Grande Rio, sempre prestando um serviço de excelência em manutenção automotiva e com as maiores marcas pelos menores preços. Venha já para a Dinamicar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *