Cuidados com o carro: Riscos durante as estações mais quentes

Enviado por Comandante em 22 de Outubro de 2020
22 de Outubro de 2020
Cuidados com o carro | DINAMICAR PNEUS

Há momentos em que o automóvel precisa de maior atenção. É necessário realizar manutenção preventiva ao decorrer de todo o ano, porém, durante as estações ensolaradas, é essencial ter mais cuidados com o carro.

Isso porque o veículo pode sofrer diversos riscos por causa das altas temperaturas, chuvas fortes, dos raios solares, engarrafamentos durante viagens e da maresia, porque a maioria das pessoas costuma recorrer ao frescor do mar nessa época do ano.

Sejam nos pneus, fluidos e bancos ou na pintura, lataria, no ar-condicionado e nas borrachas, os danos causados pela exposição ao sol podem ser grandes e gerar prejuízos para os motoristas.

Quais cuidados com o carro devo ter?

Entre diversos fatores, o Sol é um inimigo dos carros. A luz solar com raios infravermelhos (IR), estabelecida até às 10h da manhã e após às 15 h, produz forte calor. Ela pode atingir a pintura e agilizar a decomposição das partes feitas por plásticos e borrachas.

Os raios ultravioletas (UV), presentes entre 10h e 15h, não ficam de fora dessa. Eles promovem uma energia que é capaz de separar moléculas e precipitar o envelhecimento de plásticos, tintas e fibras sintéticas.

Como o veículo passa a maior parte do tempo recebendo raios solares, é fundamental ter cuidados com o carro durante estações ensolaradas, como a primavera e o verão. Mas, mais que isso, fazer manutenção preventiva constantemente irá evitar diversos problemas. Confira alguns riscos que seu automóvel pode sofrer e como a manutenção preventiva irá te ajudar.

Manchas e descoloração da pintura

Tais raios ultravioletas citados podem provocar imperfeições na pintura , como descoloração, diminuindo a vida útil do carro. Já os raios ultravermelhos acarretam manchas quando há outro componente químico, como excrementos de pássaros.

Para livrar-se dessas situações, encere o veículo com cera adequada pelo menos uma vez ao mês. Assim, a tinta é preservada. Além disso, limpe o carro na sombra a cada duas semanas.

Desgaste do painel de plástico

Os painéis de plástico podem atingir 80°C por causa da grande quantidade de radiação solar que enfrenta. Esse resultado acelera a degradação do plástico, apresentando um visual de ressecamento.

Uma das soluções para esse caso é aplicar películas escuras nos vidros. Isso irá minimizar a sensação térmica dentro do carro.

Ressecamento das borrachas

As borrachas das portas, do para-brisa e as que fixam os vidros podem perder a função de vedação quando ficam ressecadas. Isso acontece porque o Sol agiliza a perda de vulcanização da cola.

Nesse caso, após limpar com pano, utilize pouca quantidade de glicerina ou silicone. Mas tenha cuidado para que não escorra para os vidros. Fora isso, para evitar goteiras, as películas de proteção são uma opção, além de desenvolverem uma melhor temperatura dentro do carro.

Pneus com calibragem modificada

Esse último fenômeno não acontece exclusivamente com as borrachas. Os pneus também passam por isso, apresentando uma aparência enrugada. Para isso, use o produto limpa pneu que seja à base de água. Aplique uma camada suave somente na borracha ao redor do aro. Após esse processo, tire o excesso com um pano seco.

Além disso, os pneus também passam por outro problema quando está muito quente. A calibragem dos pneus pode ser modificada por causa do asfalto. Como manutenção preventiva, efetue a regulagem dos níveis de ar uma vez por semana, no mínimo.

Manutenção preventiva para evitar riscos

Alguns cuidados básicos com o carro podem ser feitos por você, porém, há muitos outros que devem ser feitos por profissionais. Para isso, você precisa deixar seu veículo em mãos confiáveis. Na Dinamicar Pneus, loja de pneus localizada no Rio de Janeiro , você tem a garantia de serviços de manutenção preventiva ao nível de excelência. Com qualificados profissionais, estamos à disposição para lhe atender e cuidar do seu carro.

Categorias