Correia dentada: quando trocar?

Submitted by Comandante on 29 de Outubro de 2019
29 de Outubro de 2019
Imagem detalhe de correia dentada | Correia dentada: quando trocar?

Com cada vez mais pessoas adquirindo veículos, é natural que a procura por informações também aumente. Isso porque, saber o básico do funcionamento do seu carro é essencial para que você não caia em atendimentos duvidosos e acabe tendo mais gastos que o necessário. Por isso, trazemos informações para que você esteja cada vez mais por dentro dos assuntos do automobilismo. Neste texto, vamos abordar a correia dentada, o que é e o que fazer para saber quando apresenta mal funcionamento.

O que é correia dentada?

É uma corrente de pequenos dentes e sua finalidade é estruturar a abertura das válvulas de acordo com a posição do virabrequim. Conforme os pistões se movimentam, a correia dentada auxilia a coordenar sua função, formando a engrenagem que é essencial para manter o carro em movimento.

E quando a correia dentada se rompe?

Quando ocorre o seu rompimento, os pistões colidem com as válvulas, ocasionando em desgaste e empenamento da peça. Essa situação fica ainda pior, pois atinge o cabeçote, elevando os custos do reparo. Mas é preciso estar ainda mais atento e evitar ao máximo esse rompimento, pois caso aconteça, pode quebrar os pistões.

Como evitar que a correia dentada se rompa?

Agora que você já sabe os perigos do mal funcionamento da correia dentada, saiba como evitar que isso ocorra. O primeiro passo para que sua correia dentada tenha uma vida útil maior é ter prudência ao dirigir. Hábitos como “cantar pneu”, ou ainda, fazer o motor pegar no tranco ou reduzir a marcha de forma repentina são as principais práticas que contribuem para o rompimento da correia dentada. A melhor forma de prevenir o desgaste da correia dentada, é por meio da revisão preventiva.

A Dinamicar Pneus é a melhor escolha para você

A irregularidade da correia dentada é quase impossível de ser diagnosticada, pois não apresenta sinais aparentes. Portanto, a melhor forma de evitar o rompimento é através da troca da correia dentada, durante a revisão preventiva. Nessa hora, o melhor é você consultar profissionais qualificados, com experiência no mercado, que vão avaliar seu carro e te indicar a melhor solução, de modo honesto e transparente. Conte com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Passe em um uma das lojas Dinamicar e faça a revisão preventiva do seu carro. Lembre-se: fazer sua revisão é economizar!

Categorias