Era o ano de 1872, no dia 28 de janeiro, era fundada, em Milão, a G.B. Pirelli & Co. Seu fundador, Giovanni Battista Pirelli, um engenheiro na flor da idade, no alto dos seus 24 anos, tinha a visão de trabalhar com produtos de borracha importados da Índia. No ano seguinte à fundação, a Pirelli já estava iniciando a produção em um pequeno local de cerca de 1000 metros quadrados e tinha como foco a fabricação de placas e correias. A produção de pneus não era a expertise do começo da empresa italiana, até pelo baixo desenvolvimento da indústria automotiva. Eram 45 pessoas trabalhando em prol do crescimento do que viria ser uma das maiores empresas fabricantes de pneus do mundo.
Após o ano de 1879, a empresa passou a fabricar também cabos para trabalhos com eletricidade e apenas em 1890, já no fim do século XIX, passou a fabricar o que a tornaria referência no segmento. O Milano, pneu para bicicleta, fez os pneus Pirelli se transformarem numa febre mundial. Em 1899, a produção de pneus se estendeu para carros e motocicletas. Tudo que era produzido, por melhor que fosse a qualidade, era produzido em escala menor. Apenas em 1905, a empresa decidiu, enfim, reformular sua produção, passando a produzir para veículos maiores como ônibus e caminhões e transformar a sua produção em escala industrial.
A História dos pneus Pirelli no Brasil
A empresa chegou ao Brasil no século XX com perspectivas de crescimento frente à evolução de indústrias emergentes como a automobilística. Entretanto, em 1929, com a quebra da bolsa de Nova Iorque, a grande crise global afetou o crescimento e a continuidade de muitas organizações. O reflexo foi a procura por novos mercados fora da Europa e Estados Unidos, o que fez muitas empresas chegarem ao Brasil e outros países menos desenvolvidos da América do Sul. A Pirelli se instalou na cidade de Santo André, comprando o prédio onde funcionava o extinto Conac.
A aposta pode ser considerada mais que um sucesso. Afinal, em mais de 85 anos de atuação no mercado nacional, fez enxergar um novo mercado amplo na América do Sul. Esse mercado é responsável por cerca de 30% do faturamento da empresa. A Pirelli também expõe sua marca em esportes como a Fórmula 1 e leva seu nome e proposta adiante.
Loja de Pneus especializada em pneus Pirelli e outras marcas
A história da Pirelli possibilitou fomentar um mercado importante e contribuiu para a evolução do país num todo. A Dinamicar Pneus é uma empresa carioca com sete unidades que trabalha com a Pirelli e muitas outras marcadas de pneus. Conheça as nossas lojas espalhadas pelas zonas oeste, sul e baixada fluminense.