Conheça os diferentes tipos de motor existentes no mercado brasileiro

Enviado por Comandante em 28 de Maio de 2020
28 de Maio de 2020
Tipos de motores no mercado brasileiro | DINAMICAR PNEUS

Podemos dizer que o motor é como se fosse o coração de um carro. Ou será também cérebro? Afinal de contas, com o avanço da tecnologia, cada vez mais a inteligência artificial tem atuado nos propulsores dos veículos. Com tanta diversidade entre os tipos de motor existentes no Brasil, este texto tem o objetivo de apresentar as características dos principais motores disponíveis no mercado.

Inicialmente, podemos classificar os motores entre aqueles à base de combustão, processo que envolve a transformação de energia por meio dos diversos combustíveis presentes no mercado para que o veículo entre em movimento, e os elétricos. Enquanto os primeiros são ampla maioria em todo o mundo, a preocupação em reduzir os danos ao meio ambiente pela poluição oriunda de veículos fez com que surgissem combustíveis bem menos poluentes e, até mesmo, a tecnologia de carros movidos a eletricidade. Com passar das décadas, a tendência é os motores elétricos ganharem cada vez mais espaço no mercado mundial

Tipos de motores existentes

O tipo de motor predominante no mercado automotivo brasileiro é o motor flex, que aceita mais de um tipo de combustível, geralmente sendo a gasolina e o álcool/etanol. Além da praticidade de ampliar as possibilidades de abastecimento em circunstâncias do dia a dia que podem ser complicadas, também podemos destacar o menor custo de manutenção e ampla disponibilidade de peças no mercado. O principal ponto negativo certamente são os índices de poluição atmosférica, por mais que tenham sido mitigados ao longo das últimas décadas e anos.

Por sua vez, os motores a diesel, também à base de combustão, geralmente estão presentes em veículos com tração maior, como caminhões e ônibus. Sendo movidos a óleo diesel, esses motores costumam ser bastante resistentes (não à toa são utilizados principalmente em veículos com larga quilometragem), que demandam uma carga de aceleração mais elevada. Por outro lado, costumam ser bastante barulhentos e, por não ser muito comum em carros de passeio, também é mais difícil encontrar oficinas adequadas em muitos lugares.

Já os carros elétricos estão conquistando cada vez mais espaço no mercado automotivo, principalmente na Ásia, Europa e América do Norte. A energia em geral é proveniente de baterias de lítio ou grafeno. As vantagens são diversas: o carro fica bastante silencioso, não há emissão de gases poluentes na atmosfera e, havendo infraestrutura disponível, o carregamento se dá de maneira bastante prática e rápida. Por outro lado, os preços atuais costumam assustar bastante, além de haver a necessidade de recarregamento em caso de viagens muito extensas.

Por último, podemos citar os chamados carros híbridos, que ficaram bastante famosos após a sua adoção pela Fórmula 1 na última década. Nesse caso, a unidade motriz do carro apresenta dois tipos de motor simultaneamente: um à combustão e o outro, elétrico. Com isso, aproveita-se o melhor dos dois tipos, inclusive com o chamado KERS (sistema de recuperação de energia cinética). O principal ponto a favor desses veículos é o alto padrão de desempenho, mas os valores para aquisição e manutenção são altíssimos.

Manutenção de motores é na DInamicar!

Seja qual for o tipo de motor do seu veículo, é de suma importância a realização de revisão e manutenção, não apenas dos diversos tipos de motor, mas também de todos os demais componentes do veículo. Seja como forma de prevenção ou de resolução de problemas apresentados, você pode contar com os serviços de manutenção automotiva da Dinamicar Pneus, sua loja de pneus no Rio de Janeiro, com uma rede de lojas espalhadas pela região metropolitana. Nossos profissionais são altamente capacitados e estão à sua disposição para a realização de serviços relacionados ao motor e de muitos outros. Entre em contato conosco!

Categorias