Confira os cuidados com o carro no inverno

Submitted by Comandante on 16 de Julho de 2020
16 de Julho de 2020
Cuidados com o carro no inverno | DINAMICAR PNEUS

Com a chegada da estação mais fria do ano, as mudanças nas condições meteorológicas trazem consigo uma série de cuidados com o carro no inverno. Mesmo em um país continental como o nosso, no qual o inverno se manifesta de diferentes maneiras de acordo com a cidade ou estado, é importante ficar ligado nas dicas que daremos ao longo deste texto.

 

Por exemplo, no nosso Rio de Janeiro o inverno se dá de forma bem diferente se compararmos com os estados do sul ou mesmo com São Paulo, por exemplo, que apresentam condições mais rigorosas e temperaturas bem mais baixas, mas, ainda assim, a ocorrência de dias com menos de 20 graus é comum nesta época do ano, além de os dias abrasivos de outras estações, principalmente o verão, acontecerem com uma frequência bem menor.

Diante disso, fica a pergunta: como cuidar do seu carro no inverno?

A pandemia como agravante para o seu carro

Com a pandemia do novo coronavírus, que começou ainda no verão, atravessou o outono e chegou ao inverno, as medidas de distanciamento social levaram milhões de pessoas mundo afora a deixaram o seu carro por longos períodos na garagem, tendo em vista que passaram a trabalhar a maior parte do tempo em regime de home office.

Com o seu carro parado há muito tempo na garagem, é comum surgirem problemas em componentes como a bateria e o ar-condicionado, além do combustível. Confira a seguir!

Cuidados com a bateria do carro no inverno

Sem dúvidas, um dos componentes do veículo que mais sofrem com as temperaturas mais baixas é a bateria, principalmente no momento de dar a partida. Trata-se, portanto, de um cenário de partida a frio, que pode ser um problema principalmente nos dias com menos de 20 graus.

 

Isto acontece porque a demanda de energia para colocar o veículo em movimento é consideravelmente maior, pois o motor precisa estar aquecido para colocar o carro em movimento. Quanto mais frio, mais as moléculas dos diversos componentes se contraem, como acontece com o óleo, que passa a apresentar uma viscosidade maior, o que é um empecilho para a grande quantidade de energia demandada em um curto período de tempo para que o veículo saia do estado de repouso.

 

Por isso, você deve redobrar os cuidados com a bateria do carro. É comum a bateria “arriar” mais nesta época do ano, ou seja, baixar para o nível zero, o que impede que se dê a partida, inclusive. Por isso, uma das dicas importantes é dar a partida com todos os componentes elétricos do veículo desligados, como ar-condicionado, faróis e rádio. Isso é especialmente importante após o carro passar por uma noite fria na garagem ou estacionado na rua.

Combustível no inverno

Com a redução das temperaturas, como vimos nas aulas de Química, as moléculas se retraem bastante, passando a ocupar um volume consideravelmente menor com a mesma massa. O etanol apresenta maiores dificuldades para o motorista dar a partida, pois em dias frios com combustível com maior teor de etanol é mais difícil “dar a partida de primeira”, e tentativas seguidas frustradas podem prejudicar componentes como a bateria, bobinas e velas.

 

Por isso, uma dica legal é deixar uma certa quantidade de gasolina premium no tanque para situações como a partida a frio, pois tal combustível lida melhor com temperaturas mais baixas. Fique ligado!

Cuidados na estrada no inverno

Também é importante ter muitos cuidados na estrada no inverno, com bastante ênfase na direção defensiva, cujos ensinamentos que o motorista não pense somente em não cometer seus erros, mas também considere os possíveis erros dos demais condutores.

Nos dias de inverno, é comum termos dias com neblina. Quem conhece ou é da região serrana do Rio de Janeiro conhece muito bem: a chegada do inverno aumenta também a frequência de neblina e nevoeiro nas estradas, fenômeno decorrente da formação de nuvens em uma distância mais próxima da superfície terrestre. Em situações como essas, a visibilidade horizontal é menor do que 1 km, o que redobra a importância de manter uma direção segura em relação ao carro da frente, além de evitar dirigir em altas velocidades. Dirigir na neblina também pode trazer problema com vias escorregadias, o que também ressalta a importância de conduzir seu veículo com bastante prudência e atenção.

Conte com a equipe da Dinamicar Pneus!

É sempre melhor prevenir do que remediar, ainda mais se você se encaixar no caso de o veículo ter ficado muito tempo parado na garagem durante a quarentena. Dentre tudo que citamos ao longo deste texto, é importante redobrar os cuidados com o carro no inverno. Você pode contar com toda a expertise da Dinamicar Pneus, a sua loja de pneus no Rio de Janeiro, com lojas espalhadas pela região metropolitana, tanto na manutenção preventiva quanto nos reparos emergenciais. Entre já em contato e confira todos os nossos serviços!

Categorias