Não restam dúvidas de que o câmbio é um dos componentes mais exigidos do veículo. A troca gradual de marchas é responsável por transmitir a potência e torque do motor, multiplicando a força gerada pela unidade motriz. É por isso que o sistema de troca de marchas do veículo é também chamado de sistema de transmissão, de acordo com as necessidades do veículo naquele momento. A transmissão pode ser manual ou automática. Sendo um componente tão importante, é essencial ficar de olho em sinais de problemas no câmbio, os quais são bem característicos.
Como funciona o sistema de transmissão do veículo?>/h2>
Antes de apresentar efetivamente os sinais, será bastante útil falar brevemente sobre o próprio mecanismo de funcionamento do sistema de transmissão. A embreagem consiste em dois discos que são pressionados um contra o outro, sendo um conectado ao motor e o outro aos componentes que transmitem o movimento ao carro. Ao acionar o pedal de embreagem, esses discos são separados, permitindo a troca de marchas sem maior resistência. Nos carros com câmbio automático, a embreagem é substituída pelo conversor de torque, também conhecido como embreagem hidráulica.
A caixa de câmbio em si contém o conjunto de engrenagens ou polias responsáveis por acionar as diferentes marchas do veículo. O câmbio regula a relação entre velocidade e torque (grosso modo, responsável pela força do veículo, sendo bastante importante, portanto, nas marchas iniciais), ambos gerados pelo motor e que possuem uma configuração para cada marcha do veículo. Além disso, o câmbio consegue alterar o sentido da rotação do motor, por meio do acionamento da marcha a ré.
Sinais de problemas no câmbio
Quando falamos simplificadamente de câmbio, portanto, estamos nos referindo ao sistema de transmissão de forma geral, e alguns dos principais sinais de problema são sentidos na própria caixa de câmbio. Apresentamos a seguir alguns desses “sintomas”, afinal o carro neste sentido é similar ao corpo humano quando está doente: emite uma série de sinais para “avisar”.
as marchas não encaixam adequadamente, desengatando com frequência, mesmo saindo do ponto morto: pode ser um sinal de nível baixo do fluido de embreagem ou alteração de sua viscosidade, além de problemas mais graves, como danos nos discos de embreagem;
cheiro de queimado: sinal bastante típico que muitos condutores conhecem, sendo um claro sintoma de superaquecimento do sistema de transmissão, geralmente devido a níveis baixos do fluido de embreagem ou a resíduos presentes no local;
vibração (a popular “tremedeira”) ao trocar de marcha;
alavanca volta ao ponto morto “sozinha”, isto é, sem comando do motorista: sinal de problemas sérios no veículo e risco de enguiço;
ruído em ponto morto: geralmente oriundo de problemas nos discos de embreagem, o que envolveria a troca mecânica dos componentes, ou do já citado nível baixo do fluido de embreagem;
indicador no painel do veículo de problemas no motor também é acionado em caso de problemas no sistema de transmissão;
e muitos outros!
A prevenção é sempre o melhor remédio!
O desgaste desses componentes é natural, mas, quanto antes os problemas forem detectados, menores serão os danos causados ao veículo, maior a segurança para o motorista na condução de seu veículo e, claro, mais eficientes os custos envolvidos no reparo e troca de componentes. Portanto, a principal dica não poderia ser outra: prevenir é sempre melhor do que remediar. Então faça a revisão anual de seu veículo (ou em menor periodicidade, a depender da quilometragem) e a manutenção preventiva dos componentes.
Conte com os serviços de excelência da Dinamicar Pneus!
Tanto para a prevenção quanto para a atuação imediata em caso de problemas, conte sempre com os serviços de excelência da Dinamicar Pneus, a sua loja de pneus no Rio de Janeiro, com lojas espalhadas pela região metropolitana. Nossos experientes profissionais estão à disposição para te auxiliar da melhor forma possível! Além de se prevenir, fique sempre ligado nos sinais de problemas no câmbio que citamos ao longo deste texto, além de problemas em diversos outros sistemas e componentes do veículo. Conte com a Dinamicar!