Afinal, como saber se o coxim do amortecedor está ruim?

Mecânico consertando amortecedor de carro | Afinal, como saber se o coxim do amortecedor está ruim?

O amortecedor é um dos componentes mais importantes para o conforto e segurança de um automóvel. É ele o responsável por manter o contato entre o asfalto e os pneus, controlar os movimentos das molas e trazer estabilidade para o veículo. Mas, para que o amortecedor funcione da forma correta, é imprescindível um coxim de qualidade. Esse texto vai dar dicas de como saber se o coxim do amortecedor está ruim

Qual a principal função do coxim?

O coxim é uma peça extremamente essencial para os veículos. É ele que apoia e também fixa os amortecedores do carro no monobloco do automóvel.

Para fazer essa função com segurança e não ceder, o coxim é feito com metal e revestido com materiais de borracha, garantindo, assim, que sua estrutura seja de alta qualidade e não corra o risco de romper com facilidade.

Como o carro reage quando o coxim está danificado?

Para descobrir se o coxim está desgastado e se precisa ser trocado, é fundamental atentar-se a alguns sintomas apresentados pelo próprio veículo, como, por exemplo:

Instabilidade do automóvel

Um dos fatores que são alterados quando o coxim está ruim é a estabilidade do veículo. O carro começa a ficar totalmente instável, causando incômodo ao condutor.

Menos conforto

O coxim danificado também pode provocar ruídos na cabine do veículo e esse barulho acarreta um grande desconforto para o motorista do carro e seus passageiros.

Desgaste exagerado dos pneus

Outro malefício causado quando essa peça não funciona da maneira correta é a alteração da cambagem, o que causa, por sua vez, um uso excessivo dos pneus.

Maior consumo de combustível

Por último, o veículo ainda acaba gastando mais combustível quando seu coxim está alterado, já que o automóvel precisa realizar um esforço maior no motor.

É essencial pontuar que esses são apenas alguns dos sinais de como saber se o coxim do amortecedor está ruim. É preciso ficar atento aos aspectos gerais da dirigibilidade do veículo para constatar o estado do coxim do amortecedor.

Mas o que causa danos ao coxim?

O coxim, assim como qualquer peça de um veículo, apresenta danos com o passar do tempo, mas alguns fatores podem acelerar esse desgaste natural, como, por exemplo, falta de revisão periódica, negligência com a manutenção automotiva, passagem em ruas muito esburacadas e sem estrutura, alta velocidade em lombadas e terrenos irregulares, arranque muito brusco, entre outras ações.

O que fazer quando perceber que o coxim está ruim?

Depois que o condutor percebe que o coxim está irregular, é essencial procurar o mais rápido possível profissionais especializados para realizar um conserto automotivo. Lembrando que a rapidez para arrumar a peça é fundamental para a segurança do veículo.

É importante fazer também uma revisão preventiva?

Também é recomendado realizar um check-up nessa peça e no amortecedor por completo de tempos em tempos, assim, o cliente evita de sofrer com o dano no coxim. É importante entender que essa revisão deve ser feita somente por profissionais. Só especialistas experientes saberão identificar possíveis indícios de problemas futuros em alguma das peças do veículo.

Onde encontrar empresas desse ramo?

A Dinamicar é a maior rede de loja de pneus no Rio de Janeiro e possui profissionais especialistas em manutenção automotiva. Ela oferta uma série de serviços aos consumidores, sempre por um ótimo preço e prezando pela rapidez na execução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *