Como os pneus podem te ajudar a economizar combustível?

Imagem detalhe de pneus enfileirados | Pneus e o consumo de combustível

Não faltam motivos para você pensar em economizar combustível. O mais óbvio deles, como não poderia deixar de ser, é o financeiro. Afinal, ninguém pensa em jogar dinheiro fora, ainda mais com um preço tão elevado dos combustíveis e em um momento econômico complicado no Brasil. Como mostramos recentemente em nosso blog, existem diversas dicas verdadeiras e, também, mitos sobre isso!

Outro motivo bastante importante para você pensar em estratégias para economizar combustível é o ambiental. Cada vez mais, as pessoas têm consciência de que o dever de cuidar do meio ambiente é de todo mundo, afinal, logo, logo pode ser tarde demais para tomar alguma iniciativa. Temos que desde já nos preocupar em oferecer um mundo melhor e mais saudável para nós e para nossos filhos. Comparando com tempos anteriores, houve avanços interessantes sobre isso, já que a emissão de gases poluentes pelos carros já foi muito mais intensa, além do surgimento de alternativas, como o gás natural e os carros elétricos. Mas um volume enorme de pessoas ainda opta pela gasolina para abastecer seus carros, como podemos observar no cotidiano.

Os pneus podem ser um grande aliado!

Existem diversos problemas em componentes do seu carro que podem levá-lo a “beber muito” combustível, como costumamos ouvir na linguagem informal por aí. Inclusive, o fato de o veículo ser econômico costuma ser um diferencial no próprio mercado automotivo, afinal a maioria das pessoas não quer comprar um carro que vá significar um gasto cotidiano enorme com combustível. Porém, embora à primeira vista possa não parecer tão claro, os pneus também podem representar um aumento significativo no consumo, se não estiverem em condições adequadas de uso.

Quanto maior esforço o motor tiver que fazer para colocar o carro em movimento de forma adequada, maior o consumo de combustível. Este pensamento é bem intuitivo, afinal de contas a queima do combustível, com o chamado processo de combustão, transforma a energia recebida em energia mecânica, a fim de que o carro possa se mover. Quando não estão em boas condições, os pneus podem representar uma grande dificuldade para que o carro se movimente de forma limpa e fluida. Isso acontece porque, quanto estão desgastados ou descalibrados, os pneus geram a chamada força de arrasto, uma vez que é aumentada a pressão entre a borracha e a superfície, o que aumenta o atrito e, portanto, faz crescer o esforço que o motor precisa fazer para colocar o carro em movimento.

A seguir, então, trazemos algumas dicas para você manter os pneus sempre em boas condições. Além dos diversos problemas que os pneus em mau estado podem trazer, o seu bolso também pode ser comprometido com essa situação toda. Confira como usar os pneus para economizar combustível!

Mantenha os pneus sempre calibrados!

Como você sabe, o processo de calibragem dos pneus faz com que a pressão do ar no seu interior esteja em níveis adequados, conforme especificado no próprio manual do fabricante. Sempre consulte este manual. Se já não o tiver em mãos, fique tranquilo: os profissionais da Dinamicar Pneus são muito experientes, capacitados e podem te ajudar a saber qual o nível correto da pressão (a popular “libragem”) a se colocar nos pneus do seu carro.

Quando o pneu fica murcho, com aquela famosa “barriga”, aumenta bastante o esforço que o motor precisa fazer, o que pode gerar um aumento do consumo de combustível na ordem de 20%, o que pode afetar bastante o seu orçamento. Então a dica é sempre conferir o estado dos pneus, realizando a calibragem de forma adequada. O ideal é que a calibragem seja feita pelo menos de 15 em 15 dias, e num período menor se você realiza costumeiramente ou for realizar viagens longas com o veículo (pelo menos uma vez por semana).

Faça sempre o alinhamento das rodas!

Além da calibragem correta, o alinhamento dos pneus também é um importante aliado para reduzir o consumo de combustível. Também não é muito difícil imaginar como um carro desalinhado pode ter um aumento no consumo, afinal de contas o veículo nesta situação também gera uma maior resistência para o rolamento dos pneus, o que contribui para que se gaste mais combustível. É importante que você realize o alinhamento das rodas a cada 10 mil quilômetros rodados, ou caso perceba sintomas de desalinhamento, principalmente após passar de forma brusca em algum buraco.

Além do alinhamento, é importante sempre manter o balanceamento e a cambagem em dia. Estes serviços fazem com que seu carro mantenha uma saudável relação entre as rodas e pneus, além de um correto posicionamento dos componentes do veículo tanto em relação ao eixo horizontal quanto ao eixo vertical.

Conte sempre com a Dinamicar Pneus!

Como sempre dizemos por aqui, a prevenção sempre traz ótimos resultados para você. E uma dessas consequências positivas é por meio do próprio ato de economizar combustível. Compareça a uma das nove lojas da Dinamicar Pneus, rede de lojas de pneus no Rio de Janeiro. A nossa equipe está à sua disposição para fazer uma avaliação completa do seu carro e diagnosticar de forma correta o que está causando o consumo excessivo de combustível, se este for um problema que esteja acontecendo. Venha já para a Dinamicar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *