Como identificar falhas no disco de freio?

Enviado por Comandante em 5 de Abril de 2021
5 de Abril de 2021
falhas_disco_de_freio

A manutenção do sistema de freio deve ser sempre uma preocupação para os motoristas. Isso porque, ao não realizá-la, pode acontecer de o carro não querer parar, o que compromete a segurança dos ocupantes do carro. Além do nível do fluido e das pastilhas de freio, o disco de freio deve ser verificado. Mas você sabe como identificar problemas nesse item? Confira neste artigo que preparamos!

Principais tipos de disco de freio

Existem três tipos de disco de freio que são considerados os principais no mercado. O disco de freio sólido é mais usado na parte traseira de automóveis grandes e na dianteira de carros antigos e os novos que são menores. Ele é mais comum porque é mais barato e maciço. 

Outro modelo é o disco de freio ventilado, que é formado por dois discos sólidos juntos. Eles são mais finos e possuem um espaço entre as peças para que o ar passe no interior. Assim, há maior refrigeração.

Já o disco de freio perfurado, é o mais leve de todos. Por causa dos furos que tem na superfície, é resfriado com mais eficiência. Além disso, essas aberturas ajudam a drenar a água com maior agilidade e colaboram no escoamento de impurezas que surgem na fricção das pastilhas.

Saiba identificar os problemas na peça

Independente do tipo de disco de freio, é importante saber como identificar problemas no item. Dessa forma, é possível fazer a troca do disco de freio antes que o dano piore ou que você passe por situações complicadas nas vias. Por isso, confira abaixo e aprenda a reconhecer que há falhas na peça.

Ruídos na roda

Esteja atento a qualquer ruído que possa surgir enquanto estiver freando o carro. Caso você escute um barulho, como se fosse um ferro raspando, vindo das rodas, saiba que o disco de freio pode estar sendo prejudicado.

Mudanças no pedal de freio

Caso você sinta que o pedal de freio está duro, tendo que fazer mais força para acioná-lo, procure um profissional para verificar o item. Isso acontece porque o desgaste irregular ou a concentração de resíduos no disco de freio afeta o contato da pastilha com a superfície. Dessa forma, a frenagem é prejudicada.

Trepidação

Se você sente trepidações enquanto aciona o freio, o disco pode estar empenado ou com desgaste. Isso pode acontecer por já estar no fim da vida útil, pelas pastilhas de freio usadas serem de qualidade inferior ou pela instalação ter sido feita de forma errada. Por isso, é importante confiar seu carro nas mãos de profissionais qualificados.

Troca do disco de freio é na Dinamicar

Identificar que há problemas no disco de freio é o primeiro passo para ter um carro em pleno funcionamento. Após essa etapa, é importante levar o veículo até uma oficina que faça a manutenção do sistema de freio. Para isso, você pode contar com a Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro. Temos profissionais experientes e qualificados para fazer a verificação e, se necessário, a troca do disco de freio do seu carro. Vá em uma de nossas 9 lojas e receba nosso atendimento personalizado!

Categorias