Como funciona um motor a diesel?

Como funciona um motor a diesel?

Existem diferentes tipos de combustível para que as pessoas possam abastecer os seus veículos. Carros leves costumam ser movidos a álcool ou gasolina, enquanto os mais pesados, como ônibus e caminhões, usam o óleo diesel. No texto de hoje, vamos falar sobre o combustível dos carros mais pesados: o diesel.

O que é o diesel?

Antes de falar sobre o funcionamento de um motor a diesel, vamos entender mais sobre o combustível. O óleo diesel, que também recebe o nome de gasóleo, é produzido por meio do processo de destilação do petróleo.

Dentre todos os derivados do petróleo, o diesel é o mais encontrado e, portanto, muito utilizado como combustível. Especificamente no Brasil, existe uma restrição legal ao uso de diesel em carros leves. Em diversos outros países do mundo, a situação é diferente e, portanto, é mais comum encontrar veículos de passeio que usam o óleo como combustível.

Como é o motor a diesel?

Muita gente se faz essa pergunta, principalmente antes de pensar em adquirir um veículo movido a diesel.

O motor que funciona a partir desse combustível é caracterizado por um curso de pistão mais longo e por ter mais torque. O motor, portanto, é capaz de sair da inércia com mais força e movimentar um veículo pesado com mais facilidade. Já um motor movido a gasolina não proporciona a mesma força.

O que se pode dizer, então, sobre os motores a diesel é que, embora demorem mais para fazer o veículo ganhar velocidade, compensam dando a força inicial que ele precisa para se movimentar.

Baixo consumo

Como já foi dito, o motor a diesel tem mais torque, mas isso não faz com que ele consuma mais. Uma das grandes vantagens do motor a diesel é o fato de que ele proporciona ao motorista economia de combustível.

Alguns veículos médios europeus com motor a diesel conseguem rodar até 30 quilômetros por litro de combustível. Já os carros mais leves chegam a fazer 100 quilômetros com menos de três litros de diesel. >/p>

Maior durabilidade

O motor movido a óleo diesel é muito mais potente quando comparado a motores movidos a gasolina. A sua mecânica é mais robusta, e por isso ele tem maior durabilidade, o que é ótimo. A manutenção do motor, no entanto, costuma ser mais cara quando comparada aos motores a gasolina.

Menos poluição

Você sabia que os motores movidos a diesel poluem menos do que os movidos a gasolina ou etanol? Sim, é verdade. E sabe por quê? Porque os motores possuem filtros e catalisadores, o que proporciona menos emissão de poluentes, que, por incrível que pareça, são quase inexistentes.

Isso tudo é muito bom considerando o fato de que o mundo já está superlotado de carros, caminhões, motocicletas e afins. Então, qualquer diminuição da poluição já é de grande ajuda.

Agora que você sabe como funciona um motor a diesel, já pode começar a pensar em comprar um veículo a diesel, não é mesmo? Aproveite as vantagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *