Você sabe como escolher seu pneu para SUV? Veja nossas dicas

Detalhe em um pneu de carro SUV andando na estrada | Você sabe como escolher seu pneu para SUV? Veja nossas dicas

Carros SUV têm uma série de particularidades. São maiores, mais pesados e feitos para se adaptarem bem a mais de um tipo de terreno. Para escolher acessórios e algumas peças, isso deve ser levado em consideração. Um desses itens é o pneu para SUV.

Para escolher o pneu correto para seu veículo utilitário-esportivo, não basta se guiar pela medida. É preciso também estar atento ao tipo de terreno onde você costuma dirigir.

O que é SUV

A sigla SUV significa veículo utilitário esportivo (Sport Utility Vehicle). Eles aliam as característica desses dois tipos de automóveis e são bons para andar no asfalto e em estradas de terra. Os modelos costumam ser atraentes por conta do design moderno, da robustez típica de veículos para chão de barro e do consumo relativamente pequeno.

Esse tipo de carro foi muito popular nos Estados Unidos no início dos anos 2000. Na época, ele caiu de popularidade por conta das altas taxas de consumo de combustível. Mais recentemente, a indústria automotiva se adaptou bem a essa exigência. Hoje em dia, os SUVs consomem bem menos.

Qual o melhor pneu para SUV?

Assim como o próprio carro SUV, os pneus escolhidos para eles também precisam ter bom desempenho em terrenos diferentes. O auto tem que andar bem na terra e no asfalto. O pneu, portanto, precisa se adaptar a isso. Para cumprir bem sua função, o ideal é que ele tenha boa aderência no barro e baixo consumo e pouco ruído na cidade.

Características que merecem atenção

Para dar boas dicas sobre pneu para SUV, vamos falar de três características: aderência, consumo e ruído. E todas elas têm a ver com seu desenho, isto é, os biscoitos, blocos e sulcos.

Quanto maior os sulcos do pneu, ou seja, mais fundos e largos os buracos de sua superfície, maior aderência ele terá na terra. Um bom comparativo para entender isso é imaginar um pneu completamente liso tentando andar em uma poça de lama. Ao mesmo tempo, esse mesmo pneu fará muito ruído quando rodar no asfalto, e terá alto consumo, tanto do próprio pneu quanto de combustível.

O modelo ideal, portanto, não pode ser liso demais, mas também não pode ser o oposto disso.

Tipos de pneus

Não existe uma fórmula mágica para escolher um pneu. O tipo ideal para o seu SUV tem muito mais a ver com você do que com o seu carro. Isso quer dizer que a escolha depende do uso que você faz dele. Se você passa quase todo o seu tempo rodando sobre o asfalto, não adianta um pneu robusto feito para estradas irregulares.

O mesmo vale para o caso contrário. Um pneu inadequado traz insegurança, desconforto ao dirigir e alto consumo. Conheça os principais tipos de pneus:

    • Pneus AT (All Terrain): é um pneu com sulcos mais profundos e paredes reforçadas. É excelente para o asfalto, pois sua durabilidade é maior. Entretanto, se você preferir seguir por uma estrada de terra, ele também terá uma fantástica performance.
    • Pneus HT (Highway Terrain): é um pneu para asfalto e tem o conforto como principal vantagem. Ele tem sulcos menores, poucos ruídos na rodagem e boa performance em pistas molhadas.
    • Pneus MT (Mud Terrain): indicados para estradas de terra. É o pneu de muitas pick-ups e carros que vivem no interior. São pneus pesados, por isso, aumentam um pouquinho o consumo de combustível.

Pneus para seu SUV é na Dinamicar

Independente da sua necessidade, é preciso escolher muito bem onde comprar seus pneus. Na Dinamicar, você tem acesso a ótimos profissionais, excelentes orientações e acesso a diversos serviços para seu carro. Conheça as lojas da Dinamicar Pneus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *