Desempenho ou vida útil? Não precisa ter essa dúvida. Na hora de escolher lubrificante para colocar no motor do seu carro, vasculhe o mercado e escolha, de acordo com as especificidades do seu carro, o óleo lubrificante adequado para garantir o aumento da vida útil do motor e a performance adequada.
Para te ajudar nessa, trazemos para você algumas dicas para essa tarefa tão importante para qualquer motorista, especialmente aqueles mais cuidadosos e precavidos: como escolher lubrificante para o motor do seu carro?
A importância do óleo lubrificante para o motor
Antes de prosseguirmos, é super importante desde já mostrar com bastante clareza a importância do óleo de motor, como também é conhecido o óleo lubrificante. Um dos procedimentos mais frequentes e importantes na manutenção automotiva é a troca de óleo. Por quê?
O óleo lubrificante contribui para o adequado funcionamento do motor, que é o “coração” do seu carro, sendo responsável pela propulsão do veículo, possibilitando que ele se movimente com a velocidade e o torque corretos. A lubrificação adequada minimiza o atrito entre os diversos componentes do motor, evitando avarias oriundas desse conto e/ou fricção, superaquecimento, ruídos etc.
Além disso, uma das funções mais importantes do óleo de motor é reter as impurezas e sujeiras do motor, cujo aparecimento é normal durante o processo de combustão. O óleo retém esses detritos, impedindo que fiquem grudados na parede do cárter ou canais do motor, que pode ser sua vida útil e desempenho comprometidos se isso ocorrer. Portanto, não se assuste se na hora de trocar o óleo estiver sujo, uma vez que essa é justamente uma de suas funções mais importantes.
Critérios para a escolha do óleo de motor
Viscosidade
Na hora de escolher o lubrificante, lembre-se que cerca de 75% do desgaste do motor ocorre no momento da partida, justamente devido ao trabalho e energia necessários para tirar o veículo da situação de repouso. Neste sentido, uma das principais propriedades do óleo lubrificante é a sua viscosidade, responsável por determinar a forma como o óleo se espalha pelo motor a partir do momento em que a ignição é acionada.
Na partida, por exemplo, tendo em vista a intensidade do trabalho realizado em curto espaço de tempo, é importante que no arranque o óleo tenha menor viscosidade, pois o motor pode apresentar problemas se alguns de seus componentes funcionarem algum tempo “a seco”. Na embalagem dos lubrificantes, a viscosidade é representada por um número seguido da letra W (quanto menor o número, maior a fluidez no momento da partida). Além disso, após este valor é apresentada a viscosidade do produto na temperatura de regime de trabalho do motor, ou seja, após a partida. Deste modo, o indicador de viscosidade apresenta-se da seguinte forma: 0W-20, 5W-30, 10W-40 etc.
Especificações de desempenho
Por fim, quanto ao desempenho, você também deve observar as especificações API (Estados Unidos), ACEA (Europa) ou ILSAC (Ásia) do lubrificante. Fique de olho no manual do fabricante de seu veículo para verificar as especificações recomendadas, seja de viscosidade ou desempenho. Lá você já vai conseguir filtrar bastante as opções existentes no mercado de óleos fabricantes, que possui uma ampla diversidade de marcas e especificações. Se você tiver perdido o manual ou comprado o veículo de segunda mão, pode encontrá-lo na internet com facilidade.
As melhores marcas e os melhores preços estão na Dinamicar Pneus!
Na Dinamicar Pneus, a sua loja de pneus no Rio de Janeiro, com lojas espalhadas pela região metropolitana, você encontra os melhores serviços em reparos e manutenção automotiva, incluindo a troca de óleo. Conte com nossos profissionais experientes e capacitados também na hora de escolher lubrificante para o motor de seu carro. Trabalhamos com as melhores marcas e preços de óleo de motor e diversos outros componentes. Estamos sempre à sua disposição. Entre já em contato e conheça nossos serviços!